Radamés Gnattali e a guitarra elétrica:
Concerto Carioca nº1
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.189066Palabras clave:
Radamés Gnatalli, Guitarra elétrica, Concerto Carioca n. 1, Orquestração, Análise Harmônica, Exemplos MusicaisResumen
Radamés Gnattali foi um dos compositores brasileiros mais comprometidos com a música popular urbana brasileira e com o jazz estadunidense (BARBOSA e DEVOS, 1984). Em sua música de concerto, empregou diversos elementos musicais, instrumentos e padrões performáticos advindos desses campos da criação musical. Neste artigo, trago uma análise harmônica e instrumental dos momentos em que esse compositor utilizou a guitarra elétrica como um instrumento solista do Concerto Carioca nº1, fato inédito na música de concerto. Procuro demonstrar que Gnattali não estava em busca de um instrumento com maior volume sonoro, embora essa característica possa ser utilizada pontualmente, mas buscava um novo timbre instrumental, empregando um instrumento elétrico recentemente criado à época da escrita dessa obra. O emprego da guitarra elétrica, instrumento fortemente vinculado ao jazz, perfaz uma importante demonstração do compromisso que Gnattali estabeleceu com a música popular urbana.
Descargas
Referencias
BARBOSA, Valdinha e DEVOS, Anne Marie. Radamés Gnattali; o eterno experimentador. Rio de Janeiro: Funarte/Instituto Nacional de Música, 1984.
HOBSBAWM, Eric. História Social do Jazz. São Paulo: Paz e Terra, 1990
LOBO, Eduardo Fernando de Almeida. O violão elétrico no Concerto Carioca n.º 1 de Radamés Gnattali : estudo histórico, analítico e estilístico visando a interpretação. Tese de doutorado apresentada ao Instituto de Artes da Unicamp, Campinas: 2018.
PICHERZKY, Andréa Paula, Armando Neves – Choro no Violão Paulista. Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Artes da Unesp, 2004.
PISTON, Walter. Orquestracion. Madrid: Real Musical Madrid, 1984.
SHOENBERG, Arnold. Harmonia; Introdução, tradução e notas de Marden Maluf. São Paulo: Editora Unesp, 2001.
SHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical; Tradução de Eduardo Seincman. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
TINÉ, Paulo José de Siqueira. Concerto para guitarra elétrica e orquestra. Porto Alegre: ANAIS do SEFIM, v. 4, nº 1, 2019.
GNATTALI, Radamés. Concerto Carioca nº 1. Rio de Janeiro: Cópia Fac-similar do Manuscrito autógrafo, 1950 – 51.
GNATTALI, Radamés. Concerto Carioca nº 1. Interpretes: Orquestra Sinfônica Continental, Radamés Gnattali (Piano) e José Menezes (Guitarra elétrica). Rio de Janeiro: Gravadora Continental, 1965. 1 LP. (28’53”), estereofônico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Dr.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo bajo la licencia de atribución Creative Commons CC-BY-NC:
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.