La traviata: os desafios interpretativos de uma produção operística no Brasil do Século XXI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.222270Palabras clave:
direção artística, Performance Musical, performance teatral, regência de óperaResumen
Este artigo apresenta resultados aplicados da pesquisa de pós-doutorado realizada na área de performance musical, especificamente no campo da interpretação operística, no contexto de uma produção da ópera La traviata de Giuseppe Verdi realizada em agosto de 2023 na cidade de São Paulo. Este estudo abordará elementos relativos à regência de ópera e suas especificidades técnicas, bem como questões interpretativas de direção artística, incluindo a concepção geral do espetáculo e o trabalho conjunto com a equipe de criação, que inclui o diretor cênico, cenografia, figurinos e iluminação, discutindo de forma detalhada as decisões e opções interpretativas – musicais e cênicas – que envolvem a produção de uma ópera escrita no século XIX nos dias atuais.
Descargas
Referencias
AGAWU, Kofi. Music as discourse: Semiotic adventures in romantic music. Oxford University Press, 2014.
CISNE NEGRO. Cisne Negro 30 anos de dança. São Paulo: Retrato Editora, 2006.
CONSTANTINO, Alexander. The Cimbasso and Tuba in Operatic Works of Giuseppe Verdi: a Pedagogical and Aesthetic Comparison. Dissertation for the Degree of Doctor of Musical Arts. University of North Texas: Dallas, 2010.
DUMAS FILHO, Alexandre. A dama das camélias. São Paulo: Saraiva, 1953.
FERGUSON, Christine. "Surface Tensions: Steampunk, Subculture, and the Ideology of Style”. Journal of Neo-Victorian Studies. 4(2) University of Glasgow, 2011. https://eprints.gla.ac.uk/59454/ (acesso: 22/12/2023).
HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Trad. Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
HATTEN, Robert. Interpreting Musical Gestures, Topics and Tropes. Bloomington, Indianapolis: Indiana University Press, 2004.
HEDDON, Deirdre; MILLING, Jane. “A prática do devising”. Revista Alberto, N. 6. São Paulo (SP): SP Escola de Teatro, 2013. https://www.spescoladeteatro.org.br/wp-content/uploads/2023/06/ALberto-Edicao-6.pdf (acesso: 11/02/2024)
KOGAWA, João Marcos Mateus. “Geni no entremeio de uma arena de vozes”. Revista Urutágua. N. 10. Maringá (PR): Universidade Estadual de Maringá, Ago.-Nov.2006. http://www.urutagua.uem.br/010/10kogawa.pdf (acesso: 18/12/2023)
MASCHKA, Kloiber Konold. Handbuch der Oper. Kassel: Bärenreiter-Verlag Karl Vötterle; J. B. Metzler, 2019.
MARTÍN SÁEZ, Daniel. “La crisis de la ópera en la obra de Theodor Adorno. Historia y crítica de un tópico infundado”. Opus, v. 27 n. 1, p. 1-19, jan/abr. 2021. http://dx.doi.org/10.20504/opus2021a2711 (acesso: 06/05/2023)
MIRKA, Danuta (Ed.). The Oxford Handbook of Topic Theory. New York: Oxford University Press, 2014.
MONELLE, Raymond. The Musical Topic. Hunt, Military and Pastoral. Bloomington: Indiana University Press, 2006
PERSCHON, Mike Dieter. The Steampunk Aesthetic: Technofantasies in a Neo-Victorian Retrofuture. Tese de Doutorado. Edmonton: Universidade de Alberta (Canadá), 2012.
PORTER, Andrew et al. Mestres da ópera italiana II: Verdi, Puccini. Tradução de Magda Lopes. Porto Alegre: L&PM, 1989.
SCHOENBERG, Arnold. Style and Idea. Selected Writings of Arnold Schoenberg. 60th anniversary edition. Edited by Leonard Stein, translated by Leo Black. Los Angeles: University of California Press, 1984.
SOUZA, César Martins; GUERRA, Gutemberg Armando Diniz; SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues. “Da dupla moral social ao sacrifício vicário em A dama das camélias de Alexandre Dumas Filho e Lucíola de José de Alencar”. Revista Feminismos. Vol. 10, N2 e 3, maio-dez/2022.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Luciano Camargo, Rodolfo García Vázquez
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo bajo la licencia de atribución Creative Commons CC-BY-NC:
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.