Comunidade de aprendizes reflexões acerca do desenvolvimento do pensamento criativo em processos de educação musical

Autores

  • Marisa Fonterrada Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.107703

Palavras-chave:

práticas criativas, educação musical, desenvolvimento do pensamento criativo, comunidade de aprendizes

Resumo

Neste trabalho, pretende-se discutir o papel do fazer musical criativo na educação musical, tendo em vista reconhecer ações que possam contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano e incentivar a aquisição da autonomia. Para isso, lança-se mão de dados colhidos em recente pesquisa nacional, desenvolvida pelo GEPEM – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Musical, no Instituto de Artes da UNESP – com suporte da FAPESP. O trabalho apoia-se em ideias de Murray Schafer, John Paynter e Chefa Alonso. Defende-se a importância de trabalhos que incentivam o pensar musical, associado à vivência da cultura em que o grupo está inserido. A questão do desenvolvimento do pensamento criativo tem pertinência nos dias atuais, pelas possibilidades que traz às instituições de ensino brasileiras, neste momento histórico em que, por força de Lei federal, a música torna-se componente obrigatório na educação básica. Após um lapso de mais de 40 anos e em uma época em que o mundo tem passado por profundas modificações, é necessário buscar alternativas que proporcionem ferramentas adequadas às instituições e pessoas responsáveis pela educação básica. Compreender o ensino de música como uma atividade coletiva, de caráter comunitário pode ser uma maneira interessante e, talvez, única, de dividir a responsabilidade do ensino e da aprendizagem entre os membros do grupo – a comunidade de aprendizes, que dá título a este trabalho. Esta reflexão trata de propostas que se inserem numa visão de mundo de caráter ecológico, em que a competitividade e a valorização intensa do caráter tecnicista do ensino de música cedem lugar ao respeito mútuo, ao trabalho em grupo, à divisão de responsabilidades e ao desenvolvimento integral do ser humano.

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Publicado

2015-11-24

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Fonterrada, M. (2015). Comunidade de aprendizes reflexões acerca do desenvolvimento do pensamento criativo em processos de educação musical. Revista Da Tulha, 1(1), 208-223. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.107703