Characteristics of artisanal producers of gastronomic festivals in the city of São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p200Keywords:
Festival, Market, Artisanal product, Producer, São PauloAbstract
A cidade de São Paulo é caracterizada pela ocorrência de inúmeros festivais gastronômicos que recebem formatos diferenciados de acordo com o seu conceito e objetivo. Os festivais são acontecimentos que geram expressões culturais importantes, ilustram práticas sociais da humanidade evidenciadas pelas experiências. São capazes de revelar e compartilhar conhecimento, saberes, crenças e visões de mundo das culturas para com os visitantes que participam, afirmando ou denunciando certos valores sociais estruturais da comunidade celebrante. Observam-se na cidade de São Paulo propostas de festivais gastronômicos focados no fomento do diálogo entre produtores artesanais com os cozinheiros, cientistas e com o público geral. A agricultura familiar brasileira é majoritariamente o setor mais representativo do agro brasileiro e apresenta diversos modos de fazer agricultura, representados por agricultores familiares, artesanais, urbanos, quilombolas, assentamentos agrários e de barragens, sendo uma forma de expressão cultural e social com contribuições no âmbito material e imaterial, considerando como características tradicionais, culturais ou regionais, os processos de elaboração de alimentos que se transmite de geração em geração, conforme a tradição cultural ou que utilizam matérias-primas produzidas na região. Portanto, esta investigação buscou compreender o papel assumido pelos produtores artesanais nos festivais gastronômicos da cidade de São Paulo, por meio da caracterização dos produtores e de seus produtos, identificando o fator patrimonial e o motivacional de participação nos festivais gastronômicos e suas relações. Portanto, para a presente investigação qualitativa, exploratória e descritiva, realizou-se a coleta de dados em fontes primárias e secundárias, observação direta dos festivais, aplicação de questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas a 103 produtores artesanais expositores dos festivais: Sabor Nacional e Feira Viva. Assim, este estudo permitiu mostrar que o universo dos festivais gastronômicos da cidade de São Paulo oferece aos produtores artesanais uma ação protagonista de inclusão produtiva, condutora e norteadora de ações e narrativas, gerando expressões culturais, compartilhando conhecimento, saberes e vivências, sendo seu pilar principal. Estabelecendo pela alimentação o elo entre o campo e a cidade, apresentando produtores artesanais e tipicidades regionais. Certamente, os produtores artesanais assumem de modo intrínseco a responsabilidade de comunicar valores socioculturais, ambientais e econômicos, enaltecendo a relação do homem com a biodiversidade, conectando o alimento a sua identidade, território e cultura. Incentivando a valorização da cultura alimentar, o resgate e a preservação de tradições e o fortalecimento social.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
2. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg. publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
3. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg. in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).