Edições anteriores
-
Dossiê do II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação
v. 2 n. 1 (2020)Esta edição da Revista Ingesta reúne, em dossiê, dez artigos resultantes de pesquisas que foram apresentadas no II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação, realizado em dezembro de 2019 nas dependências da Universidade de São Paulo. Além disso, a publicação traz artigos produzidos fora do escopo do simpósio, de pesquisadores da USP, da Universidade Federal do Espírito Santo e da Queen’s University, e resenhas dos livros Burn the Place: A Memoir, Eating NAFTA: Trade, Food Policies and the Destruction of Mexico e O que iremos comer amanhã? Uma história do futuro da alimentação.
-
Caderno de Resumos do II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação
v. 1 n. 2 (2019)O segundo número da Revista Ingesta traz quatro artigos de pesquisadores da Bahia, de São Paulo e da Universidade de Coimbra, além de mais de 100 resumos dos trabalhos apresentados no II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação, realizado entre 4 e 6 de dezembro de 2019 no Prédio de História da USP, pelo LEHDA em parceria com o portal Comida na Cabeça, o Museu Paulista da USP, o Programa de Pós-Graduação em História Social da USP e o Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (LabMundi-USP), com o apoio do Departamento de História, da FFLCH, da CAPES, da FAPESP e do restaurante Mocotó. Abaixo, os resumos estão organizados em ordem alfabética da seguinte forma: primeiro, aparecem aqueles das conferências internacionais, depois os das mesas-redondas e, em seguida, os dos grupos de trabalho "Fome e (in)segurança alimentar", "Modelos regulatórios", "Circuitos globais", "Abastecimento e comércio", "Cultura material e patrimônio", "Identidades e representações", "Gˆênero" e "Dietas contemporâneas".
-
v. 1 n. 1 (2019)
A Revista Ingesta tem o objetivo de publicar estudos relacionados à história da alimentação e das drogas e contribuir com a expansão desse campo de estudos interdisciplinar. Para esta primeira edição especial, pesquisadores e professores nacionais de diversas regiões e uma pesquisadora internacional foram convidados a escrever artigos sobre a temática, sob a perspectiva da História e de áreas como a Antropologia, a Sociologia, a Educação, o Direito e a Teologia.