Connections between Neomedievalism, History and Digital Games
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2020.173310Keywords:
Neomedievalism, Digital games, Historical games, Grand strategy wargame, Role playing gameAbstract
This article aims to shed light into the possible connections between digital games and History through the concept of neomedievalism. The analysed games will be mostly of the Grand Strategy Wargame and Role Playing Game (RPG) genres as case studies. This kind of digital game builds an historical context that can be manipulated and molded by the player, allowing for a counterfactual recreation of the past.
Downloads
References
CARVALHO, Vinicius Marino. Representação, Remediação e Proceduralidade: Os Games entre a História e o Entretenimento. Fontes Medievais: Construções e Métodos, 2013.
COOPER, Victoria Elizabeth. Fantasies of the North: Medievalism and Identity in Skyrim. 2016. 206 f. Tese (Doutorado) - Curso de Filosofia, The University Of Leeds School Of English, Leeds, 2016.
DE GROOT, Jerome. Consuming History: Historians and Heritage in Contemporary Popular Culture. Nova York: Routledge, 2009.
ECO, Umberto "Dreaming of the Middle Ages," in Travels in Hyperreality, transl. by W. Weaver, NY: Harcourt Brace, 1986, pp. 61–72.
FOGU, Claudio. Digitalizing Historical Consciousness. History and Theory. Volume temático 47, 2009, p. 121.
NUNES, Mônica Rebecca Ferrari. Memórias e matrizes em textos midiáticos explosivos: cenas medievalistas na cultura jovem / Memories and matrices in explosive media texts. Intexto, [s.l.], v. 5, n. 37, p.242-261, 21 dez. 2016, p.244 http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583201637.242-262.
MENEGUELLO, Cristina. Da ruína ao edifício. Neogótico, reinterpretação e preservação do passado na Inglaterra vitoriana. Tese de Doutorado em História, Unicamp, 2000. p. 18. Disponível em http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/280273.
PEREIRA, Maria C. L. “O Revivalismo medieval e a invenção do neogótico: sobre anacronismos e obsessões”. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. ANPUH. São Paulo: ANPUH, 2011. Disponível em: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300848807_ARQUIVO_MARIACRISTINAPEREIRA-anpuh-2011.pdf.
PORTO JUNIOR, João Batista da Silva. AS EXPRESSÕES DO MEDIEVALISMO NO SÉCULO XXI. In: XVIII ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO: HISTÓRIA E PARCERIAS, 18., 2018, Rio de Janeiro. Anais do Encontro Internacional e XVIII Encontro de História da Anpuh-Rio: História e Parcerias. Rio de Janeiro: Anpuh, 2018. p. 1 - 10.
ROBISON, Carol L. e CLEMENTS, Pamela. “Living with Neomedievalism” In: Studies in Medievalism XVIII. Cambridge: D.S. Brewer, 2009, p. 55-75.
RUSSO, Daniel. O conceito de imagem-presença na arte da idade média. Revista de História, [s.l.], v. 5, n. 165, p.37-72, 30 dez. 2011. Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i165p37-72.
WORKMAN, Leslie J. "Medievalism Today". In: Medieval Feminist Newsletter 23, 1997.
Sites
http://michaelis.uol.com.br/busca?id=BVYAL
https://assassinscreed.ubisoft.com/game/pt-br/games
https://www.paradoxplaza.com/hearts-of-iron-iv/HIHI04GSK-MASTER.html
http://www.larp.mae.usp.br/o-ultimo-banquete-em-herculano/apresentacao-do-projeto/
http://www.larp.mae.usp.br/o-ultimo-banquete-em-herculano/o-que-sao-adventure-games/
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.