A técnica vocal e sua relação com o repertório coral: um levantamento do período de 2010 a 2020 e sugestões de exercícios vocais
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.195737Palavras-chave:
Técnica vocal, Repertório coral, Estratégias e Procedimentos vocaisResumo
Esta pesquisa trata da relação entre técnica vocal e repertório coral. Neste trabalho objetiva-se discutir como a técnica vocal se constitui num caminho que viabilize a execução de repertório de música brasileira para coro. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do tema, teses e dissertações no Portal da CAPES, no período de 2010 a 2020, bem como revistas e periódicos científicos na área de música, com o intuito de encontrar estudos que tratassem a respeito do assunto, além de mapear como num estado da arte a produção acerca da temática na área. A partir de uma amostra de repertório, foi delineado e sugerido algumas estratégias e procedimentos vocais julgados necessários para a execução de cada peça.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Matheus Cruz Paes de. Canto coral como atividade de Educação Musical. Anais do XV Encontro Regional Sul da Abem, Montenegro - Brasil, ed. 15, p. 164 - 168, 2012. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/ANAIS%20DO%20XV%20ENCONTRO%20REGIONAL%20DA%20ABEM%20SUL%202012.pdf.> Acesso em: 22 fev 2021.
ALMEIDA, Matheus Cruz Paes de. Escolhendo o repertório coral: uma tarefa de regentes? Revista Música Hodie, Goiânia - Brasil, v. 16, n. 2, p. 25 - 34, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/45212> Acesso em: 16 fev 2021.
CASTIGLIONI, Paula P. Qualificação artística de coros amadores. Campinas, 2017. 69 p. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5058400> Acesso em: 20 set 2019.
CLEMENTE, Louise. Estratégias didáticas no canto coral: estudo multicaso em três corais universitários da região da Vale do Itajaí. Florianópolis, 2014. 168 p. Dissertação ( Mestrado em Educação Musical ). Programa de Pós-graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. Disponível em: <https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006a/00006a59.pdf> Acesso em: 02 mar 2021.
CLEMENTE, Louise e FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. O estado da arte da pesquisa sobre canto coral no Brasil e os principais temas relacionados à educação musical coral. Anais do XVI Encontro Regional Sul da Abem, Blumenau - Brasil, ed. 16, p. 1 - 18, 2014. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/regional_sul/regional_sul/paper/view/466> Acesso em: 02 mar 2021.
FERNANDES, Angelo José; KAYAMA, Adriana Giarola. A Música Coral dos Primórdios do Século XX aos Primórdios do Século XXI: a Composição para Coros e a Performance do Repertório Moderno/Contemporâneo. Revista Música Hodie, Goiânia - Brasil, v. 11, n. 2, p. 93 - 111, 2011. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/21808> Acesso em: 01 abr 2021.
HAUCK-SILVA, Caiti. "Preparação vocal em coros comunitários: estratégias pedagógicas para construção vocal no Comunicantus: laboratório coral do departamento de Música da ECA-USP". São Paulo, 2012. 179 f. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-07032013-143458/pt-br.php> Acesso em: 01 abr 2021.
LUCATTO, Maria Regina Tavares. Método de canto popular brasileiro de Marcos Leite: Uma pedagogia aplicada ao canto coral. Rio de Janeiro, 2014. 96 p. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2040075> Acesso em: 18 mar 2021.
MARTINS, Weider; SANTOS, Celso Luiz Gonçalves Junior. Canto coral: o uso do gesto como auxílio na afinação e na sonoridade. Revista Opus, Brasil, v. 22, n. 2, p. 283 - 302, 2016. Disponível em: <https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/402> Acesso em: 16 fev 2021.
MIRANDA, Ronaldo. Notas Contemporâneas: Ronaldo Miranda - Estúdio - 3ª parte. [Entrevista concedida a] Rosana Caramaschi. Museu da Imagem e do Som de São Paulo, São Paulo, 12 set 2012.
MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim; REIS, Angela Cristina Colognesi dos; OLIVEIRA, Edineide Dias de. Dinâmica de ensaio para coros de terceira idade: aspectos da preparação vocal e do estudo de repertório. Anais do XXIV Congresso da Abem, Campo Grande - Brasil, p. 197 - 211, 2019. Disponível em: <http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxivcongresso/2019/paper/viewFile/325/197> Acesso em: 18 mar 2021.
PADOVANI, José Henrique; FERRAZ, Silvio. Proto-história, evolução e situação atual das técnicas estendidas na criação musical e na performance. Revista Música Hodie, UFG, v.11, n. 2, p. 11-35, 2011. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/21752> Acesso em: 29 set 2021.
PRUETER, Priscilla Battini. O Ensaio Coral sob a perspectiva da performance musical: abordagens metodológicas, planejamento e aplicação de técnicas e estratégias junto a corais amadores. Curitiba, 2010. 134 p. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/29367> Acesso em: 01 abr 2021.
SILVA, Luiz Eduardo. O ensino e a aprendizagem da técnica vocal em coros amadores a partir da concepção de regentes e cantores. Florianópolis, 2017. 161 p. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5016877> Acesso em: 20 set 2019.
VIEIRA, Gerônimo Brito. “Cantata para louvor e glória”, de Cleide Dorta Benjamim: preparo para a execução. Natal, 2015. Rio de Janeiro, 2014. 116 p. Dissertação. Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2419169> Acesso em: 20 set 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maicon Pereira Jacinto, Paulo Celso Moura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento : 146183/2020-7, 102078/2021-1.