Rezas Cantadas de Encomendação das Almas: contatos, influências e elementos multiculturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216562

Palavras-chave:

Religiosidade popular, Catolicismo Popular, Lamentação das almas, Recomendação das almas, Canto das almas

Resumo

Na busca pela compreensão acerca das implicações entre os contatos – como pontos de inflexão, influências e repercussões étnicas/multiculturais – presentes na Encomendação das Almas num espaço ibero-afro-brasileiro, este trabalho, a partir da análise de transcrições de cantos entoados no ritual extraídos de fontes bibliográficas e oriundos de trabalhos de campo, identifica e analisa elementos que reproduzem misticismos, simbolismos, crenças e valores comuns entre as diferentes matrizes presentes no ritual no âmbito do catolicismo popular. Através dessa abordagem, pretende-se, assim, compreender o contato pluriétnico em torno do rito, como foi capaz de influenciar e modificar as práticas musicais que integram sua realização e identificar os principais aspectos que ilustram o escopo performático como tradição que vem resistindo através do tempo e espaço.

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Biografia do Autor

  • Vinícius Eufrásio, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, tendo concluído o Mestrado (2017) nesta instituição com apoio integral através da bolsa de fomento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Ensino de Nível Superior). Possui Especialização em Música Brasileira e Educação Musical (2013) pela UNINCOR - Universidade Vale do Rio Verde; e Especialização em Educação Musical com Ênfase em Música Popular (2015) pela UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas Gerais. Concluiu Licenciatura em Música com Habilitação em Canto (2012) também pela UNINCOR. É representante estadual (Minas Gerais) da sessão nacional do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil). Em relação à produção acadêmico/científica, está vinculado ao NEMUB - Núcleo de Estudos em Música Brasileira, ao CEAMM - Centro de Estudos dos Acervos Musicais Mineiros e ao PatriMusi - Grupo de Pesquisa Patrimônio Musical no Brasil. É professor de música no Colégio Santa Marcelina de Belo Horizonte, Professor Substituto na Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professor na Educação à Distância, atuando no curso de Licenciatura em Música da Universidade de Brasília e de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário de Brasília. Tem desenvolvido diversos trabalhos na área de artes, com ênfase no ensino de música. Desde 2010, tem atuado em instituições educacionais de cidades como Belo Horizonte, Formiga, Arcos, Iguatama, Campo Belo e Cláudio, em Minas Gerais, desenvolvendo propostas educacionais relacionados à processos de ensino e aprendizagem de música, estudos culturais e atividades de formação para crianças, adolescentes e adultos, além de, através da MUSICAR – Educação Musical, presta serviços de consultoria pedagógica, workshops, e produção de materiais pedagógicos.

  • Edite Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora Adjunta em Musicologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui Licenciatura em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, Portugal (1999), Mestrado em Música Antiga pela Hochschule fur Alte Musik Basel, Schola Cantorum Basiliensis, Suíça (2004) com apoio do GRI-Cultura Portugal, e Doutoramento em Música pela Universidade de Aveiro (2010) com apoio da FCT, cuja tese em musicologia histórica, obteve o Prémio de Investigação Histórica D. Manuel I (2011). Líder do Centro de Estudos de Acervos Musicais Mineiros (CEAMM/CNPq), realizou pós-Doutoramento como pesquisadora integrada do Instituto de Etnomusicologia e Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) com o apoio da FCT e King's College London/Brazil Institute. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música UFMG (2021-2023), coordenadora do Acervo Curt Lange / Rede de Museus UFMG (desde 2015) e colaboradora do Núcleo Caravelas de História da Música Luso-Brasileira do CESEM (Lisboa) e do Núcleo de Estudos de Música Brasileira da UFMG. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2023-12-16

Edição

Seção

Dossiê Temático: Escutas Futuras

Como Citar

Rezas Cantadas de Encomendação das Almas: contatos, influências e elementos multiculturais. (2023). Revista Música, 23(2), 39-54. https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216562