Melodrama Xianxia: música na Série Televisiva The Untamed
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7625.rm.2025.237470Palavras-chave:
Música, Melodrama, Televisão, China, AudiovisualResumo
Melodrama é tanto um gênero dramático (BROOKS, 1985) como um procedimento musical e um recurso composicional (VAN DER VEEN, 1955; NEUMEYER, 1995; PISANI, 2006) empregado na criação de música para cena no contexto do Ocidente. Este estudo analisa como a série televisiva The Untamed (2019) articula a estética e a ética próprias do melodrama com elementos da ampla tradição cultural chinesa, abrangendo desde a literatura de aventura e fantasia, a música tradicional e a ópera, até o cinema e outras produções realizadas no contexto digital e sociocultural da Ásia Oriental contemporânea. A pesquisa adota uma abordagem transcultural, examinando tanto a dimensão estética quanto fatores políticos, econômicos e ideológicos que permeiam o contexto de produção da obra (KAPLAN, 1993). A partir da ideia de audiovisão (CHION, 2008), observa-se que The Untamed faz uso explícito de técnicas melodramáticas ocidentais ao mesmo tempo em que valoriza sonoridades e concepções clássicas do país asiático. A série ainda traz a própria música como elemento central no enredo, mudando os rumos da narrativa, seja como enunciação amorosa ou como arma sônica que desestabiliza cânones do gênero wuxia.
Downloads
Referências
ALTMANN, Jürgen. Acoustic Weapons - A Prospective Assessment. Science & Global Security, v. 9, n. 3, 2001, p. 165-234. Disponível em: https://scienceandglobalsecurity.org/archive/2001/11/acoustic_weapons_-_a_prospecti.html. Acesso em: 26 mai. 2025.
ATTALI, Jacques. Noise: The Political Economy of Music. Minneapolis: The University of Minnesota Press, 1985.
BOLTER, J. David; GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2000.
BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination: Balzac, Henry James, Melodrama, and the Mode of Excess. Nova York: Columbia University Press, 1985.
BRUŠÁK, Karel. 1976. Signs in the Chinese Theatre. In: Matějka, Ladislav; Titunik, Irwin R. (eds.). Semiotics of Art: Prague School Contribution. Cambridge, Massachusetts e Londres: The MIT Press, 1976, p. 59-73.
CAMPOS, Thalita Bianchini; TEODORO, Mariana Carrion; GOBBI, Maria Cristina. Doramas: Cenários da Cultura Asiática. Iniciação Científica Cesumar, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 173-181, 2015. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/4271. Acesso em: 26 maio. 2025.
CANDAUX, Jean-Daniel. Garcin, Jean-Laurent. In: Dictionnaire historique de la Suisse (DHS), versão de 17.08.2005. Disponível em: https://hls-dhs-dss.ch/fr/articles/025939/2005-08-17/. Acesso em: 25 mai. 2025.
CHEN, Pingyuan. The Development of Chinese Martial Arts Fiction: A History of Wuxia Literature. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.
CHION, Michel. A Audiovisão: Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2008.
CUSICK, Suzanne G. Music as torture / Music as weapon. TRANS-Revista Transcultural de Música, n. 10, artigo 2, 2006. Disponível em: https://www.sibetrans.com/trans/articulo/152/music-as-torture-music-as-weapon. Acesso em: 25 Mai. 2025.
DAVID Neumeyer, Melodrama as a Compositional Resource in Early Hollywood Sound Cinema. Current Musicology 57 (1995): 61-94.
DAVISON, Neil; LEWER, Nick. Bradford Non-Lethal Weapons Research Project (BNLWRP). Research Report No. 8, 2006. Bradford: University of Bradford, Department of Peace Studies, Centre for Conflict Resolution. Disponível em: http://hdl.handle.net/10454/4000. Acesso em: 26 mai. 2025.
DISSANAYAKE, Wimal. Introduction. In: Dissanayake, Wimal (Org.). Melodrama and Asian cinema. Cambridge, Massachusetts: Cambridge University Press, 1993, p. 1-8.
FAN, Yifan. Philosophical speculation in traditional Chinese music. Trans/Form/Ação: Unesp Journal of Philosophy, Marília, v. 47, n. 4, “Eastern thought”, e0240069, p. 1-14, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n4.e0240069. Acesso em: 26 mai. 2025.
GALBRAITH, Patrick W. AKB Business: Idols and Affective Economics in Contemporary Japan. In: Freedman, Alisa (ed.). Introducing Japanese Popular Culture. Londres: Routledge, 2018, p. 158-167.
GARCIN, Laurent. Traité du mélo-drame, ou Réflexions sur la musique dramatique. Paris: Vallat-La-Chapelle, 1972. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1087678.image#. acesso em: 25 mai. 2025.
GE, Liang. Ambivalent desiring subjects: young women, agency and post-(socialist-)feminist sensibilities in China. Feminist Theory, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/14647001251334949. Acesso em: 26 mai. 2025.
GE, Liang. Dual ambivalence: The Untamed Girls as a counterpublic. Media, Culture & Society, v. 44, n. 5, p. 1021-1033, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/01634437221104713. Acesso em: 26 mai. 2025.
GEC, Jovana; STOJANOVIC, Dusan. ‘Like a sound from hell': Was an illegal sonic weapon used against peaceful protesters in Serbia? AP News, 2025. Disponível em: https://apnews.com/article/serbia-sonic-attack-protest-vucic-weapon-214ff2630733b68dd2987e411b405197. Acesso em: 25 mai. 2025.
GOODMAN, Steve. Sonic Warfare: Sound, Affect, and the Ecology of Fear. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2010.
GORBMAN, Claudia. Unheard Melodies: Narrative Film Music. Bloomington, Londres: Indiana University Press, BFI Publishing, 1987.
HU, Tingting; GE, Liang; WANG, Cathy Yue (2024). A state against boys’ love? Reviewing the trajectory of censorship over danmei. Continuum: Journal of Media & Cultural Studies, v. 38, n. 2, p. 229-238, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10304312.2024.2357335. Acesso em: 26 mai. 2025.
HUANG, Xinkai. To Become Immortal: Chinese Fantasy Literature Online. Intercultural Communication Studies, Kingston, v. 20, n. 2, p. 119-130, 2011. Disponível em: https://www-s3-live.kent.edu/s3fs-root/s3fs-public/file/10XinkaiHuang.pdf. Acesso em: 25 mai. 2025.
HUPPES, Ivete. Melodrama: o gênero e sua permanência. Cotia: Ateliê Editorial, 2000.
JAFARZADEH, Meghdad; ALASTI, Ahmad; BAKHTIARI, Behrooz Mahmoodi; YAZDANSHENAS, Hossein. Study of Wuxia as an Aesthetic and Economic Phenomenon in Contemporary Chinese Cinema. In: Valente, António Costa; Capucho, Rita (eds). 4a. Avanca Cinema International Conference, 2013, Avanca. Anais [...], v. 4. Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2013. p. 788-795.
KAPLAN, E. A. Melodrama / subjectivity / ideology: Western melodrama theories and their relevance to recente Chinese cinema. In: Dissanayake, Wimal (Org.). Melodrama and Asian cinema. Cambridge, Massachusetts: Cambridge University Press, 1993, p. 9-28.
KLJAJIC, Sanja. Serbia: Sonic weapons used to break up a Belgrade protest? DW.com, 2025. Disponível em: https://www.dw.com/en/were-sonic-weapons-used-to-break-up-a-belgrade-anti-government-rally/a-71963038. Acesso em: 25 mai. 2025.
LI, Yue; YANG, Guangming; ZHAO, Yongbo; LI, Bingcang. Injury of sonic weapons to human body: A narrative review. Chinese Journal of Traumatology, v. 28, n. 3, mai. 2025, p. 1-7. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cjtee.2024.10.009. Acesso em 26 mai. 2025.
LIU, Ting. Conflicting Discourses on Boys' Love and Subcultural Tactics in Mainland China and Hong Kong. Intersections: Gender and Sexuality in Asia and the Pacific, v. 20, abr. 2009. Disponível em: http://intersections.anu.edu.au/issue20/liu.htm. Acesso em: 26 mai. 2025.
LIU, Xiping; Wang, Changxuan. What Are You Reading: A Big Data Analysis of Online Literature Content. In: Tan, Y., Shi, Y. (eds) Data Mining and Big Data. 4a. Conferência Internacional DMBD, 2019, Chiang Mai, Tailândia. Proceedings [...], CCIS v. 1071. Singapura: Springer, 2019. p. 23–33. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-981-32-9563-6_3. Acesso em: 25 mai. 2025.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de; GÓMEZ, Guillermo Orozco. (Re)invenção de gêneros e formatos da ficção televisiva: anuário Obitel 2016. Porto Alegre: Sulina, 2016.
MCGREAL, Chris. Palestinians hit by sonic boom air raids. The Guardian.com, 2005. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2005/nov/03/israel. Acesso em: 25 mai. 2025.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem (Understanding Media). São Paulo: Editora Cultrix, 1974.
MEDEIROS, Priscila Muniz de; MEDEIROS, Stephanie; FERREIRA, Rian Paulo. Ambivalências de gênero e sexualidade nas narrativas danmei: uma análise da obra de Mo Xiang Tong Xiu. Intexto, Porto Alegre, n. 56, e-136624, p. 1-26, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.19132/1807-8583.56.136624. Acesso em: 26 mai. 2025.
MENDLESOHN, Farah. Toward A Taxonomy of Fantasy. Journal of the Fantastic in the Arts, v. 13, n. 2 (50), p. 169-183, 2002.
MOURA, Maitê Anselmo de; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Doramas e comportamento dos fãs no consumo de bens derivados da cultura asiática: uma análise a partir da mediação da informação. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, [S. l.], v. 13, p. 1-12, 2024. DOI: 10.5380/atoz.v13i0.88723. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/88723. Acesso em: 26 maio. 2025.
MUNGIOLI, Maria Cristina Palma; LEMOS, Ligia Prezia; PENNER, Tomaz Affonso. K-dramas originais Netflix no catálogo brasileiro: melodrama e literacia midiática. Rumores, v. 17, n. 34, p. 55–76, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2023.215298. Acesso em: 26 mai. 2025.
NEUMEYER, David. Melodrama as a Compositional Resource in Early: Hollywood Sound Cinema, Current Musicology, 57 (1995): pp. 61–94.
NI, Peimin. Understanding the Analects of Confucius: a new translation of Lunyu with annotations. Albany, NY: State University of New York, 2017.
NI, Zhange. Xiuzhen (Immortality Cultivation) Fantasy: Science, Religion, and the Novels of Magic Superstition in Contemporary China. Religions, Basel, v. 11/25. n. 1, , p. 1-24, jan. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/rel11010025. Acesso em: 25 mai. 2025.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de Televisão. São Paulo: Perspectiva, 2012.
PISANI, Michael. Music for the theatre: style and function in incidental music. In: The Cambridge Companion to Victorian and Edwardian Theatre, p. 70-92. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.1017/CCOL052179157X.005
POTTER, Jordan. The 20 best-selling singles of all time. Far Out Magazine.com, 2022. Disponível em: https://faroutmagazine.co.uk/20-best-selling-singles-all-time. Acesso em: 25 mai. 2025.
SHIMAUCHI, Sae. “It is universal love beyond homosexuality and gender difference”: critical media discourse analysis of boys’ love dramas in Japan. Feminist Media Studies, p. 1-15, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14680777.2024.2361042. Acesso em: 26 mai. 2025.
SMIT, Eline Adrianne; MILNE, Andrew J.; SARVASY, Hannah S.; DEAN, Roger T. Emotional responses in Papua New Guinea show negligible evidence for a universal effect of major versus minor music. PLoS ONE, v. 17, n. 6, e0269597, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0269597. Acesso em: 26 mai. 2025.
SOBRINHO, Ana Paula da Silva; MACENO, Regilane Barbosa. Da origem e evolução dos trabalhos Boy's Love. Form@re - Revista do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, v. 11, n. 2, p. 56-74, jul. / dez. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/formare/article/view/4996. Acesso em: 26 mai. 2025.
TEO, Stephen. Chinese Martial Arts Cinema: The Wuxia Tradition. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2009.
THOMASSEAU, Jean-Marie. O Melodrama. São Paulo: Perspectiva, 2012.
VASOVIC, Aleksandar; PAVICIC, Milan. Mystery sound at Serbia protest sparks sonic weapon allegations. Reuters, 2025. Disponível em: https://www.reuters.com/world/europe/mystery-sound-serbia-protest-sparks-sonic-weapon-allegations-2025-04-02. Acesso em: 25 mai. 2025.
WANG, Hao. Moral thought: evaluation on the moral education and virtue cultivation of traditional Chinese music. Trans/Form/Ação, v. 47, n. 5, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2024.v47.n5.e02400167. Acesso em: 26 mai. 2025.
WEISS, Piero; TARUSKIN, Richard. Music in the Western World: A History in Documents. Nova York: Schirmer Books, 1984.
YAP, Gwendolyn. The Power of Fantasy: Southeast Asian’s Obsession with Chinese Xianxia Dramas. In: Suryadinata, Leo. Rising China's Soft Power in Southeast Asia: Impact on Education and Popular Culture. Singapura: ISEAS - Yusof Ishak Institute, 2024.
YUNHONG, Zhu. On the Soundtrack of Web Series: The Untamed. In: ISEMSS 2020 - 4o. International Seminar on Education, Management and Social Sciences. Proceedings [...] Dordrecht: Atlantis Press, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.2991/assehr.k.200826.038. Acesso em: 26 mai. 2025.
ZHANG, Chunyu. Loving Boys Twice as Much: Chinese Women’s Paradoxical Fandom of Boys’ Love Fiction. Women's Studies in Communication, v. 39, n. 3, p. 249-267, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/07491409.2016.1190806. Acesso em: 26 mai. 2025.
ZHANG, Qian; Negus, Keith. East Asian pop music idol production and the emergence of data fandom in China. International Journal of Cultural Studies v. 23, n. 4, p. 493-511, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1367877920904064. Acesso em: 25 mai. 2025.
ZHANG, Ning. A Semiotic Study of the Chinese Theatre. 1987. 142 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Chinesa de Hong Kong, Hong Kong, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thaís Amorim Aragão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).