Dossiê "Memória e Esquecimento no Mundo Antigo"
Partindo de uma abordagem interdisciplinar, que conjuga documentação textual e arqueológica, e une disciplinas como História, Arqueologia e Letras Clássicas, o dossiê analisa o mundo mediterrânico na Antiguidade.
O modelo é interdisciplinar ao colocar em rede conceitos provenientes de áreas diversas: sociologia, antropologia, arqueologia, análise literária, política e urbanismo e procura verificar, na realidade complexa, a vida de pessoas que lutavam para encontrar os lugares a elas designados pelas relações culturais, jurídicas, administrativas, filosóficas, econômicas, religiosas e políticas que pautavam a vida no Mediterrâneo em estudos que podem abarcar desde a Idade do Bronze até a Antiguidade Tardia.
A memória percebida a partir da documentação manipulada é articulada, no momento das escritas das narrativas e da produção da cultura material, aos processos de (re)construção de imagens do passado, pois assim como observa Matthew Roller (2009, p. 216), partindo da elaboração dos exempla, as imagens vinculam-se à produção de um passado para orientar o momento da escrita dos autores e da confecção da cultura material, englobam a produção de uma memória conectada a um passado comum.