Mapeamento SIG na Pesquisa e Inventário do Patrimônio Arqueológico de Guarulhos (PIPAG).
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2016.119013Palavras-chave:
humanidades digitais, geotecnologias, SIG histórico, história de Guarulhos.Resumo
O mapeamento do patrimônio arqueológico levantado pelo Projeto Pipag se deu com o uso de geotecnologias digitais, mais especificamente por meio de um Sistema de Informação Geográfica (SIG). O artigo em questão tem o objetivo de discutir a metodologia utilizada para tal, mas não sem antes contextualizá-la a partir de uma abordagem mais geral sobre o impacto, os desafios e as oportunidades colocadas pela presença crescente dessas tecnologias no ofício do historiador. A experiência, assim relatada, concluiu o artigo, não apenas exemplifica a conveniência da tecnologia para a espacialização da pesquisa realizada no âmbito do Pipag, como enfatiza sua capacidade de fazê-la de forma amplamente sinérgica, ao permitir a devida articulação entre as diversas iniciativas e investigações envolvidas.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2016 Luis Ferla, Karina de Oliveira Oyakawa, Jaine Aparecida Diniz, Orlando Guarnier Cardin Farias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.









