Contribuições metodológicas para a análise dos músicos e instrumentos sonoros no mundo andino pré-hispânico: discutindo suas identidades e papéis sociais através de estudos de caso Mochica e Nasca

Autores

  • Daniela La Chioma Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.211240

Palavras-chave:

Música, Peru, Pré-Colombiano, Moche, Nasca

Resumo

Os estudos sobre a música andina no período pré-hispânico têm aumentado significativamente nas últimas duas décadas. A maior parte deles são fundamentados em evidências acústicas, particularmente instrumentos sonoros arqueológicos. No entanto, mesmo que as referências musicais sejam prolíficas e variadas na arte andina pré-hispânica, poucas pesquisas foram elaboradas sobre os abundantes dados iconográficos. Dentre elas, a nossa. Este artigo pretende abordar as antigas práticas musicais andinas e os papéis sociais e religiosos dos músicos a partir de uma perspectiva da História da Arte, discutindo os dados dentro de uma metodologia de análise semiótica. Buscamos, além de compreender aspectos musicais das sociedades do Peru antigo a partir de dados não sonoros, trazer uma contribuição metodológica na análise da iconografia musical em geral fundamentando-nos em premissas e perguntas que podem ser aplicadas para além das evidências do mundo andino. Considerando o caráter interdisciplinar da arqueomusicologia, buscamos respostas em dados tanto arqueológicos quanto etnomusicológicos e históricos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela La Chioma, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

    Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP - 2007). Possui Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Arqueologia, na área de Arqueologia Pré-Colombiana, pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Atua nos seguintes temas de pesquisa: Arqueologia Andina, Iconografia Ameríndia, Etnoarqueomusicologia Andina, Arqueologia da Costa Norte Peruana e História dos Andes Centrais. Tem experiência no estudo de coleções arqueológicas andinas. Fez Residência Pré-Doutoral em Estudos Pré-Colombianos na Dumbarton Oaks, Harvard University (2016). É pesquisadora associada do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP e membro do Institute of Andean Studies de Berkeley, California. Sua tese de Doutorado recebeu menção honrosa concedida pela Universidade de São Paulo em 2017.

Referências

Bellenger, X. 2007. El espacio musical andino. Instituto Francés de Estudios Andinos, Lima.

Bernier, H. 2010. Personal adornments at Moche, north coast of Peru. Ñawpa Pacha: Journal of Andean Archaeology 30/1, 91-114.

Bolaños, C. 1988. Las antaras Nasca: historia y análisis. Programa de Arqueomusicología del Instituto Andino de Estudios Arqueológicos, Lima.

Bolaños, C. 2007. Origen de la música en los Andes: instrumentos musicales, objetos sonoros y músicos de la región andina precolonial. Fondo Editorial del Congreso del Perú, Lima.

Bourget, S. 2006. Sex, death and sacrifice in Moche religion and visual culture. University of Texas Press, Austin.

Carderaro, L. (2020) Relações entre música e mitologia na iconografia de vasos gregos: a representação de seres mitológicos com atributos musicais. Tese de doutorado. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Canedo, W. 1996. Algunas consideraciones hipotéticas sobre música y sistema de pensamiento: la flauta de pan en los Andes bolivianos. In: Baumann, M.P. (Org.). Cosmología y música en los Andes. Dietrich Briesemeister, Frankfurt, 83-106XX.

Donnan, C. 2012. Dressing the body in splendor: expression of value by the Moche of Ancient Peru. In: Papadopoulos & Urton, G. (Eds.). The construction of Value in the Ancient World. University of California, Los Angeles.

Donnan, C. 1975. The thematic approach to Moche iconography. Journal of Latin American Lore 1/2: 147-162.

Donnan, C. 1993. Ceramics of Ancient Peru. Fowler Museum of Cultural History, University of California, Los Angeles.

Golte, J. 2009. Moche: cosmología y sociedad: una interpretación iconográfica. Instituto de Estudios Peruanos, Cusco.

Gruszczynska, A. 2006. Is sound the first and last sign of life? An interpretation of the most recent archaeomusicological discovery of the Nasca culture (Panpipes). In: Hickmann, E.; Eichmann, R. (Orgs.). Studien zur Musikarchäologie, V. Verlag Marie Leidorf GmbH, Rahden/Westf, 191-202.

Gruszczynska, A. 2006b. Under the safe cover of sound: the sense of music in a cycle of life and death according to Andean tradition. In: Hickmann, E.; Eichmann, R. (Orgs.). Studien zur Musikarchäologie, V. Verlag Marie Leidorf GmbH, Rahden/Westf,80-94.

Gruszczynska, A. s/d. La creación del espacio sonoro: testimonios musicales del sector Y13. Manuscrito cedido pela autora.

Hocquenghem, A.M. 1987. Iconografía Mochica. Fondo Editorial de la Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima.

Joffré, G.R. 2005. Periodificación en arqueología Peruana: genealogía y aporía. Bulletin de l’Institute Français de Études Andines 34/1: 5-33.

La Chioma, D. 2019. As Danças do Inframundo na arte Mochica. Kaypunku: Revista de Estudios Interdisciplinarios en Arte y Cultura 4/1: 229-274.

La Chioma, D. 2016. O músico na iconografia da cerâmica ritual Mochica: um estudo da correlação entre as representações de instrumentos sonoros e os atributos das elites de poder. Tese de doutorado. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

La Chioma, D. 2013. El Señor de las Antaras: música y fertilidad en la iconografía Nasca. In: Stockli, M.; Both, A. (Eds.). Flower world: music archaeology of the Americas Vol. II / Mundo Florido: Arqueomusicología de las Américas Vol. II. Ecko Verlag, Berlim, 51-70.

La Chioma, D. 2012. Emissários do vento: um estudo dos tocadores de antaras representados na cerâmica ritual Mochica e Nasca. Dissertação de mestrado. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Makowski, K. 2000. Ritual y narración en la iconografía Mochica. Revista del Museo Nacional de Arqueología, Antropología e Historia del Perú 25: 175-203.

Makowski, K. 1996. Los seres radiantes, el águila y el búho: la imagen de la divinidad en la cultura Mochica (siglos II-VIII d.C.). In: Makowski, K.; Amaro, I.; Hernandez, M. (Eds.). Imágenes y mitos: ensayos sobre las artes figurativas en los Andes prehispánicos. Fondo Editorial Sidea, Lima, 13-106.

Mansilla, C. 2009. El artefacto sonoro más antiguo del Perú: aclaración de un dato histórico. Revista Española de Antropología Americana: Dossier de Arqueomusicología Andina, 185-193.

Mendívil, J. 2009. Del Juju al Uauco: un estudio arqueomusicológico de las flautas globulares cerradas de cráneo de cérvido en la región Chinchaysuyo del imperio de los incas. Abya Yala, Quito.

Olsen, D. 2002. Music of El Dorado: the ethnomusicology of ancient South American cultures. University Press of Florida, Orlando.

Reyes, G.G. 2023. Estudio iconográfico de la representación de los músicos durante el desarrollo regional: Bahía Y Jama Coaque. Tese de Licenciatura em Arqueologia. Escola Superior Politécnica do Litoral, Guayaquil.

Russel, G.; Jackson, M. 2001. Political economy and patronage at Cerro Mayal, Peru. In: Pillsbury, J. (Ed.). Moche art and archaeology in ancient Peru. National Gallery of Art, Washington, 159-173.

Silverman, H.; Proulx, D. 2002. The Nasca. Blackwell, Malden, MA.

Stobart, H. 2006. Music and the poetics of production in the Bolivian Andes. Ashgate, Aldershot.

Stobart, H. 1996. Tara and Q’iwa: worlds of sound and meaning. In: Baumann, M.P. (Ed.). Cosmología y música en los Andes. Dietrich Briesemeister, Frankfurt, 67-81.

Ubbelohde-Döering, H. 1931. Altperuanische Gefässmalereien, vol. 2. Des Kunstgeschichtlichen Seminars der Universität Marburg an der Lahn, Marburg.

Uceda, S. 2010. Theocracy and secularism: relationships between the temple and urban nucleus and political changes at the Huacas de Moche. In: Quilter, J.; Castillo, L.J. (Eds.). New perspectives on Moche political organization. Dumbarton Oaks Research Library and Collection, Washington.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Estudos iconográficos (Antiguidades mediterrânicas e pré-colombianas)

Como Citar

CHIOMA, Daniela La. Contribuições metodológicas para a análise dos músicos e instrumentos sonoros no mundo andino pré-hispânico: discutindo suas identidades e papéis sociais através de estudos de caso Mochica e Nasca. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 41, p. 149–164, 2023. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.211240. Disponível em: https://revistas.usp.br/revmae/article/view/211240.. Acesso em: 27 abr. 2024.