A Arqueomusicologia: uma nova disciplina

Autores

  • Fábio Vergara Cerqueira Universidade Federal de Pelotas
  • Daniela La Chioma Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.220571

Palavras-chave:

Arqueologia da música, Arqueomusicologia, Arqueoacústica, Arqueoorganologia, Iconografia da música

Resumo

Nos últimos 30 anos, houve aumento significativo dos questionamentos sobre a música nas civilizações antigas, especialmente no campo da arqueologia, resultando no surgimento da disciplina "Arqueomusicologia" ou "Arqueologia da Música". Os estudos nessa área vêm crescendo e abrangem épocas e regiões diversas, destacando a recente inclusão de sessões dedicadas ao tema em conferências e congressos importantes. A Arqueologia da Música é apresentada como uma disciplina emergente conectada a várias áreas centrais das sociedades antigas. Este dossiê destaca a necessidade de mais atenção aos estudos arqueomusicais no Brasil, com exemplos de pesquisadores que exploram a arqueologia da música em outras regiões do mundo, apresentando contribuições de pesquisadores brasileiros e internacionais que desempenharam papéis fundamentais em sua evolução. Ele aborda diversas perspectivas, como estudos relacionados à Iconografia da Música em suportes arqueológicos, investigações sobre os realia (instrumentos musicais antigos preservados parcial ou integralmente), incluindo achados arqueológicos com contexto e peças descontextualizadas em coleções museológicas. Além disso, abrange estudos de arqueomusicologia experimental para recriar instrumentos antigos, explorando a interseção com as Digital Humanities, como reconstituições 3D de instrumentos sonoros antigos e estudos arqueoacústicos de estruturas arquitetônicas remanescentes, como teatros, usando tecnologias avançadas. Por fim, inclui estudos etnoarqueológicos e etnomusicológicos focados em objetos relacionados à música.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas

    Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Arqueologia Clássica (USP). Bolsista CNPq PQ1d em Arqueologia Histórica, Humboldt-Foundation Research Fellow em Arqueologia Clássica. Chercheur résident na École française de Rome (2022). Pesquisa contou com apoio do CNPq, Fundação Humboldt e École française de Rome.

  • Daniela La Chioma, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

    Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP - 2007). Possui Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Arqueologia, na área de Arqueologia Pré-Colombiana, pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Atua nos seguintes temas de pesquisa: Arqueologia Andina, Iconografia Ameríndia, Etnoarqueomusicologia Andina, Arqueologia da Costa Norte Peruana e História dos Andes Centrais. Tem experiência no estudo de coleções arqueológicas andinas. Fez Residência Pré-Doutoral em Estudos Pré-Colombianos na Dumbarton Oaks, Harvard University (2016). É pesquisadora associada do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP e membro do Institute of Andean Studies de Berkeley, California. Sua tese de Doutorado recebeu menção honrosa concedida pela Universidade de São Paulo em 2017.

Referências

Anderson, R.D. 1973. Catalogue of Egyptian Antiquities in the British Museum: Musical Instruments. v. 3. British Museum Publications Limited, Londres.

Bolaños, C. 1988. Las antaras nasca: Historia y análisis. Programa de arqueomusicología del Instituto Andino de Estudios Arqueológicos (INDEA), Lima.

Bolaños, C. 2007. Origen de la música en los Andes: Instrumentos musicales, objetos sonoros y músicos de la región andina precolonial. Fondo Editorial del Congreso del Perú, Lima.

Both, A.A. 2013. Introduction to the series. In: ICTM Study Group on Music Archaeology. Berlim: Ekho Verlag, p. 9-11.

Cohen, L.B.; Venturieri, L.V. 2021. Arqueologia Musical Amazônica: Catálogo de instrumentos tapajônicos e marajoaras pré-cabralinos do Museu Paraense Emílio Goeldi. PPGArtes/UFPA, Belém.

Engel, C. 2015. The music of the most ancient nations: particularly of the Assyrian, Egyptians and Hebrews, with special reference to discoveries in Western Asia and in Egypt. Berlin: Ekho Verlag. v. 1.

Fleischhauer, Günter. 1964. Musikgeschichte in Bildern. Musik des Altertums, 5. Etrurien und Rom. Leipzig: Deutsche Verlag für Musik.

García Benito, C.; Jiménez-Pasalodos, R. 2011. La música enterrada: Historiografía y Metodología de la Arqueología Musical. Etnos: Cuadernos de Etnomusicología 1: 80-108.

Gruszczynska, A. 2009. Variedad sonora de las antaras Nasca: ¿un caos o el sistema? Revista Española de Antropología Americana 39 (Dossier de Arqueomusicología Andina). Madrid: Universidad Complutense de Madrid: 145-168.

Gruszczynska, A. 2006a. Is sound the First and Last Sign of Life? An Interpretation of the Most Recent Archaeomusicological Discovery of the Nasca Culture (Panpipes). In: Hickmann, E.; Eichmann, R. (Org.). Studien zur Musikarchäologie, V. Verlag Marie Leidorf GmbH, Rahden/Westf.: 191-202.

Gruszczynska, A. 2006b. Under the Safe Cover of Sound: The Sense of Music in a Cycle of Life and Death According to Andean Tradition. In: Hickmann, E.; Eichmann, R. (Org.). Studien zur Musikarchäologie, V. Verlag Marie Leidorf GmbH, Rahden/Westf.: 80-94.

Hickmann, H. 1961. Musikgeschichte in Bildern. Musik des Altertums, 1. Ägypten. Leipzig: Deutsche Verlag für Musik. Homo-Lechner, C; Bélis, A. (Orgs.). 1994. La pluridisciplinarité en Archéologie musicale. In: Anais do IVe Rencontres Internationales du Groupe d’Études sur l’Archéologie musicale de l’ICTM, 1990, Saint-Germain-en-Laye. Maison des

sciences de l'homme, Paris.

Kolar, M. (2013). Archaeological Psychoacoustics at Chavín de Huátar, Perú. Tese de doutorado. Center for Computer Research in Music and Acoustics. Stanford University, Stanford.

Kolar, M.A. et al. 2012. Ancient Pututus Contextualized: Integrative Archaeoacoustics at Chavín de Huántar, Peru. In: Both, A. A.; Stockli, M. (eds.). Flower World: Music Archaeology of the Americas / Mundo Florido: Arqueomusicología de las Américas. Vol. I. Ekho Verlag, Berlim, p. 23-53.

La Chioma, D. 2012. Emissários do Vento: Um estudo dos tocadores de antaras representados na cerâmica ritual Mochica e Nasca. Dissertação de mestrado em Arqueologia. Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, São Paulo.

La Chioma, D. 2013. El Señor de las Antaras: Música y Fertilidad en la Iconografía Nasca. In: Stockli; M.; Both, A. (Eds.), Flower World: Music Archaeology of the Americas Vol. II / Mundo Florido: Arqueomusicología de las Américas Vol. II. (pp. 51-70). Berlim, Ecko Verlag.

La Chioma, D. 2016. O músico na iconografia da cerâmica ritual Mochica: um estudo da correlação entre as representações de instrumentos sonoros e os atributos das elites de poder. Tese de doutorado. Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, São Paulo.

La Chioma, D. 2019. As danças do inframundo na arte mochica. Kaypunku: Revista de Estudios Interdisciplinarios en Arte y Cultura 4, 1: 229-274.

Lawson, G. 2015. Carl Engel (1818-1882): music’s archaeologist in Victorian London. In: Carl Engel: The music of the most ancient nations, particularly of the Assyrian, Egyptians and Hebrews; with special reference to discoveries in Western Asia and in Egypt (1864). Commented reprint. Antiquarian Writings in Musical Archaeology, vol. 1. Berlin: Ekho Verlag, 2015, p. I-XXIII.

Mansilla, C. 2009. El artefacto sonoro más antiguo del Perú: Aclaración de un dato histórico. Revista Española de Antropología Americana 39 (Dossier de Arqueomusicología Andina): 185-193.

Megaw, V. 1981. Editorial note: “Archaeology and musical instruments”. World Archaeology 12, 3, fev. 1981: 231-232.

Mendívil, J. 2009. Del Juju al Uauco: un estudio arqueomusicológico de las flautas globulares cerradas de cráneo de cérvido en la región Chinchaysuyo del imperio de los incas. Abya Yala, Quito.

Mercado, C.; Arce, J.P. 1995. Sonidos de América. Museo Chileno de Arte Precolombino, Santiago.

Sachs, C. 1942. The History of Musical Instruments. J.M. Dent & Sons, Londres.

Scullin, D.; Herrera, A. 2023. Music archaeology in Latin America: Bridging method and interpretation with performance. Journal of Anthropological Archaeology 72: s/p.

Vergara Cerqueira, F. 2001. Os instrumentos musicais na vida diária da Atenas tardo-arcaica e clássica: O testemunho dos textos antigos e da iconografia dos vasos áticos. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo.

Vergara Cerqueira, F. 2010. Digressões sobre o sentido e a interpretação das narrativas iconográficas dos vasos áticos: o caso das representações de instrumentos musicais. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia 20: 219-233.

Vergara Cerqueira, F. 2014. Iconographical Representations of Musical Instruments in Apulian Vase-Painting as Ethnical Signs: Intercultural Greek-Indigenous Relations in Magna Graecia (5th and 4th Centuries B.C.). Greek and Roman Musical Studies 2: 50-67.

Vergara Cerqueira, F. 2016. Um campo emergente: a Arqueologia da Música e suas interfaces com o patrimônio. Revista de Arqueologia Pública 10: 101-114.

Vergara Cerqueira, F. 2021. The ‘Apulian Cithara’ on the Vase-Paintings of the 4th c. BC: Morphological and Musical Analysis. Telestes. An International Journal of Archaeomusicology and Archaeology of Sound 1: 47-70.

Wegner, M. 1963. Musikgeschichte in Bildern. Musik des Altertums, 4. Griechenland. Leipzig: Deutsche Verlag für Musik.

Ziegler, C. 1979. Les instruments de musique égyptiens au Musée du Louvre. Éditions de la Réunion des Musées Nationaux, Paris.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

CERQUEIRA, Fábio Vergara; CHIOMA, Daniela La. A Arqueomusicologia: uma nova disciplina. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 41, p. 1–16, 2023. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.220571. Disponível em: https://revistas.usp.br/revmae/article/view/220571.. Acesso em: 21 nov. 2024.