A Arqueomusicologia: uma nova disciplina

Autores

  • Fábio Vergara Cerqueira Universidade Federal de Pelotas
  • Daniela La Chioma Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.220571

Palavras-chave:

Arqueologia da música, Arqueomusicologia, Arqueoacústica, Arqueoorganologia, Iconografia da música

Resumo

Nos últimos 30 anos, houve aumento significativo dos questionamentos sobre a música nas civilizações antigas, especialmente no campo da arqueologia, resultando no surgimento da disciplina "Arqueomusicologia" ou "Arqueologia da Música". Os estudos nessa área vêm crescendo e abrangem épocas e regiões diversas, destacando a recente inclusão de sessões dedicadas ao tema em conferências e congressos importantes. A Arqueologia da Música é apresentada como uma disciplina emergente conectada a várias áreas centrais das sociedades antigas. Este dossiê destaca a necessidade de mais atenção aos estudos arqueomusicais no Brasil, com exemplos de pesquisadores que exploram a arqueologia da música em outras regiões do mundo, apresentando contribuições de pesquisadores brasileiros e internacionais que desempenharam papéis fundamentais em sua evolução. Ele aborda diversas perspectivas, como estudos relacionados à Iconografia da Música em suportes arqueológicos, investigações sobre os realia (instrumentos musicais antigos preservados parcial ou integralmente), incluindo achados arqueológicos com contexto e peças descontextualizadas em coleções museológicas. Além disso, abrange estudos de arqueomusicologia experimental para recriar instrumentos antigos, explorando a interseção com as Digital Humanities, como reconstituições 3D de instrumentos sonoros antigos e estudos arqueoacústicos de estruturas arquitetônicas remanescentes, como teatros, usando tecnologias avançadas. Por fim, inclui estudos etnoarqueológicos e etnomusicológicos focados em objetos relacionados à música.

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Biografia do Autor

  • Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas

    Professor Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Arqueologia Clássica (USP). Bolsista CNPq PQ1d em Arqueologia Histórica, Humboldt-Foundation Research Fellow em Arqueologia Clássica. Chercheur résident na École française de Rome (2022). Pesquisa contou com apoio do CNPq, Fundação Humboldt e École française de Rome.

  • Daniela La Chioma, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

    Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP - 2007). Possui Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Arqueologia, na área de Arqueologia Pré-Colombiana, pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Atua nos seguintes temas de pesquisa: Arqueologia Andina, Iconografia Ameríndia, Etnoarqueomusicologia Andina, Arqueologia da Costa Norte Peruana e História dos Andes Centrais. Tem experiência no estudo de coleções arqueológicas andinas. Fez Residência Pré-Doutoral em Estudos Pré-Colombianos na Dumbarton Oaks, Harvard University (2016). É pesquisadora associada do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP e membro do Institute of Andean Studies de Berkeley, California. Sua tese de Doutorado recebeu menção honrosa concedida pela Universidade de São Paulo em 2017.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

CERQUEIRA, Fábio Vergara; CHIOMA, Daniela La. A Arqueomusicologia: uma nova disciplina. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 41, p. 1–16, 2023. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.220571. Disponível em: https://revistas.usp.br/revmae/article/view/220571.. Acesso em: 30 dez. 2024.