Cantos de máscaras no nordeste brasileiro e na África Central e do Oeste: pistas para uma análise comparativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2010.89943Palavras-chave:
Cantos de máscara, Monstruoso, Bumba-meu-boi, Cazumba, Afro-brasileiro, Quimbundo, Música de tradição oral, DogonResumo
Dados de língua e dados de literatura oral são contrastados aqui, para enfocar cantos afro-brasileiros e africanos relacionados a personagens de máscara. Selecionei um canto de minha pesquisa de campo anterior no estado do Maranhão, um poema de Angola e um canto dogon do Mali. O primeiro vem em Português Brasileiro com palavra do quimbundo; o segundo vem em Português Angolano com palavras do quimbundo; o terceiro vem em dogon com frases da língua local de iniciação sigi-so. O empréstimo da palavra africana cazumba no Brasil é mostrado (do quimbundo kanzumbi). As coerências em significação e detalhes narrativos, de ambos os lados do Atlântico, são consistentes e evocam novos passos de comparação a realizar. A chave teórica do "monstruoso" e do "monitor" ou mestre iniciador, como utilizada por N. Sega Touré (em Baumgardt e Ugochukwu 2005), ajuda a estabelecer essa comparação e a ligar conceitos dos estudos de etnologia linguística e literatura. E as notas explicativas sobre o caso brasileiro e seu contexto realçam a importância do bumba-boi maranhense e sua dinâmica de transmissão oral.Downloads
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Publicado
2010-12-09
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2010 André C. Paula Bueno
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Como Citar
BUENO, André C. Paula. Cantos de máscaras no nordeste brasileiro e na África Central e do Oeste: pistas para uma análise comparativa. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 20, p. 381–391, 2010. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2010.89943. Disponível em: https://revistas.usp.br/revmae/article/view/89943.. Acesso em: 15 jan. 2025.