A compreensão do território Kaingang no Oeste Paulista a partir da cultura material: possibilidades interpretativas na análise arqueológica

Autores/as

  • Robson Rodrigues Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia; Fundação Araporã

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2016.137280

Palabras clave:

Território Kaingang, Tecnologia cerâmica, Oeste Paulista, Etnoarqueologia, Documentação histórica.

Resumen

O estudo da cultura material de populações indígenas contemporâneas constitui-se em um objeto privilegiado de pesquisa e aprendizado para os arqueólogos, pois permite uma compreensão da dinâmica dos processos de produção e uso dos itens materiais na construção cultural de um povo. No decorrer do processo histórico, os Kaingang, devido ao contato interétnico, diminuíram drasticamente a sua produção oleira, assim como o seu modo de ocupação e utilização do espaço e sistema de assentamento. Tendo como intenção construir modelos interpretativos sobre aspectos do comportamento e da dinâmica social pretérita e ao mesmo tempo compreender como os diferentes elementos históricos provenientes do processo de expansão capitalista provocaram alterações no modo de ser indígena, o caminho que venho percorrendo em minha pesquisa define um panorama do mapa da ocupação Kaingang no Oeste Paulista a partir de dados gerados pelas interpretações arqueológicas na análise da cultura material e da documentação histórica identificada durante as pesquisas no território indígena.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

Publicado

2016-12-24

Cómo citar

RODRIGUES, Robson. A compreensão do território Kaingang no Oeste Paulista a partir da cultura material: possibilidades interpretativas na análise arqueológica. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 27, p. 44–54, 2016. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2016.137280. Disponível em: https://revistas.usp.br/revmae/article/view/137280. Acesso em: 7 feb. 2026.