Estratégias de assentamento: uma análise sobre o sítio arqueológico Rincão dos Albinos, Planalto de Santa Catarina – Brasil
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2016.137347Mots-clés :
Arqueologia, Paisagem, Casas subterrâneas, Jê Meridional, Rincão dos AlbinosRésumé
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de interpretação sobre o processo de formação do sítio arqueológico Rincão dos Albinos, elaborada a partir de resultados obtidos através de escavações arqueológicas e análises cartográficas. O referido sítio arqueológico está localizado no município de São José do Cerrito, planalto sul de Santa Catarina, e é composto por 107 casas subterrâneas de dimensões diversas, agrupadas em dois núcleos principais, ocupando uma área total de aproximadamente 6 hectares. Através das escavações arqueológicas, principalmente a partir de dados estratigráficos e cronológicos, foram obtidas informações parciais a respeito do processo de formação do sítio que, conforme sugerem as datas obtidas, tem início há 1.400 anos AP e se estende até 800 anos AP. No decorrer desta ocupação, estratégias de assentamento e uso do espaço foram desenvolvidas e, por meio de levantamentos topográficos, foi possível identificar elementos que nos permitem inferir a existência de variáveis que interferiram nas escolhas feitas pelos construtores das casas subterrâneas, em relação a sua localização e dispersão.
Téléchargements
Références
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Raul Viana Novasco, Pedro Ignácio Schmitz 2016

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
