Guia de fontes: grafia da etnia, autores e obras

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2021.182988

Mots-clés :

Guia de fontes, Katxuyana, autores, grafia da etnia, publicações

Résumé

Tabela com guia de fontes de informação. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Adriana Russi, Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Laboratório de Educação Patrimonial (LABOEP)

    Pós-doutora em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, com doutorado em Memória Social pela UNIRIO. Artista Plástica formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, tem mestrado em Antropologia Cultural pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Artes e Estudos Culturais e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.

  • Denise Fajardo, Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé)

    Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, realizou pós-doutorado nesta mesma Universidade de 2008 a 2011, onde exerceu atividade docente e de pesquisa com apoio da FAPESP, tendo realizado Missão de Trabalho em 2005, pelo Programa CAPES/COFECUB, no Centre d Enseignement et de Recherche en Ethnologie Amérindienne (EREA), em Paris. Tem experiência na área de Etnologia Indígena, com ênfase em Antropologia das Guianas, e pesquisas etnográficas entre os Tiriyó e Katxuyana no Norte do Pará e fronteira com o Suriname. Publicou artigos nas coletâneas Redes de Relações nas Guianas (Humanitas, 2005); e Anthropologíes of Guayana (Arizona Press, 2009).

Références

Mello, Adriana Russi T. 2014. Tamiriki, pata yotono kwama: a reconstrução de uma casa, a valorização de uma cultura e o protagonismo dos ameríndios Kaxuyana às margens do rio Cachorro (Oriximiná/PA). Tese (Doutorado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 274 f. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/12361?show=full

Téléchargements

Publiée

2021-12-31

Comment citer

RUSSI, Adriana; FAJARDO, Denise. Guia de fontes: grafia da etnia, autores e obras. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 37, p. 122–131, 2021. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2021.182988. Disponível em: https://revistas.usp.br/revmae/article/view/182988. Acesso em: 6 févr. 2026.