Entre diálogos, trajetórias e reinvenções artísticas a partir de Dacar

Auteurs

  • Rosa Cavalcanti Ribas Vieira Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
  • Denise Dias Barros Universidade de São Paulo. Programa Interunidades em Estética e História da Arte

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2025.243219

Mots-clés :

Arte africana, Arte contemporânea africana, Descolonialidade, Antropologia da arte, Panafricanismo

Résumé

O dossiê discute expressões artísticas senegalesas que emergiram a partir da cidade de Dacar ou em diálogo com ela, destacando conexões, contradições, disputas, movimentos e reinvenções interregionais. Compila as contribuições do I Seminário Internacional Afluências nas artes desde Dacar com foco na integração de legados locais e externos, nas trocas entre artistas e instituições africanas e na influência da criação senegalesa no Brasil, França e além. Analisa-se o papel das dinâmicas culturais, coleções, festivais, exposições e curadorias na configuração das artes e dos museus. O dossiê traz discussões sobre a centralidade de Dacar como polo de produção e circulação artística, destacando o papel de Léopold Sédar Senghor na consolidação de debates sobre negritude, pan-africanismo e independência das ex-colônias francesas. Aborda, ainda, o impacto de revistas e festivais, como o Festival Mundial das Artes Negras e o Festival Pan-africano de Argel. São discutidos os processos de colecionismo, circulação e mercantilização da arte africana. O texto também destaca manifestações contemporâneas de resistência e crítica, como o coletivo RBS Crew, e o papel inovador de artistas (Dior Thiam, Alioune Diagne), curadores (Koyo Kouoh), coreógrafos (Germaine Acogny) nas artes senegalesas e africanas. Por fim, evidencia a vitalidade da presença senegalesa nas Bienais de São Paulo e o deslocamento dos centros de produção, circulação e crítica da arte africana, indicando desafios e transformações epistêmicas atuais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Rosa Cavalcanti Ribas Vieira, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

    Professora doutora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Pesquisadora associada do Projeto Temático Link’ArtÁfricas - FAPESP

  • Denise Dias Barros, Universidade de São Paulo. Programa Interunidades em Estética e História da Arte

    Professora do Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo. Pesquisadora responsável pelo Projeto Temático Link’ArtÁfricas- FAPESP (2022/ Processo:2022/05923-9 @linkartafricas). 

Références

CORREA, S.M. África – Arte Negra (1969/1970): anatomia de uma exposição. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 33, p. 1-28, 2025.

NASCIMENTO, A. Carta a Dacar. Tempo Brasileiro, v. 4, No 9/10, p. 97-106, 1966.

Téléchargements

Publiée

2025-12-31

##plugins.generic.funding.fundingData##

Comment citer

VIEIRA, Rosa Cavalcanti Ribas; BARROS, Denise Dias. Entre diálogos, trajetórias e reinvenções artísticas a partir de Dacar. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 45, p. 1–7, 2025. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2025.243219. Disponível em: https://revistas.usp.br/revmae/article/view/243219. Acesso em: 12 févr. 2026.