v. 38 (2022): Dossiê “Unidade e diversidade das cidades mediterrânicas”
Temos o prazer de apresentar ao leitor nosso mais recente fascículo (n.38/2022), reunindo dois dossiês temáticos: “Unidade e diversidade das cidades mediterrânicas” (I Colóquio Online do LEIR-MA USP, realizado nos dias 22 e 29 de setembro de 2020) e "Egiptologia hoje: caminhos da pesquisa" (I Simpósio Internacional de Estudos em Egiptologia da USP, realizado entre 9 e 11 de setembro de 2019). O volume se completa com três artigos livres sobre jogos eletrônicos, arqueologia do Acre e sambaqui.
O dossiê “Unidade e diversidade das cidades mediterrânicas”, organizado por Norberto Guarinello, Gabriel Cabral Bernardo e Lilian de Angelo Laky, reúne trabalhos que examinam o fenômeno da cidade no Mediterrâneo e os modos pelos quais são geralmente descritas e estudadas (como cidade, pólis, cidade-Estado, microestado, etc.) em diferentes contextos temporais e espaciais. O dossiê abre-se refletindo esses dois conceitos centrais: “Mediterrâneo” e “cidade”. Os artigos seguintes propõem reflexões sobre vários tipos de cidades e pólis mediterrânicas, desde as que povoavam a Península Ibérica até Tiro, no Levante, passando pelas Cíclades no Egeu, pela Grécia continental, pelo oeste da Sicília, sul da Península Itálica e norte da África.
Em comemoração aos 200 anos de estudos egiptológicos de Jean-François Champollion, que apresentou em setembro de 1822, na Academia de Belas Letras de Paris, suas memórias sobre a escrita egípcia antiga, desvelando o mistério dos hieróglifos; e também aos 100 anos da descoberta do túmulo de Tutancâmon (KV62), pelo britânico Howard Carter em novembro de 1922, o dossiê "Egiptologia hoje: caminhos da pesquisa" traz seis artigos inéditos e uma tradução, reunindo temas relacionados ao Egito pré-histórico e histórico, valendo-se tanto de experiências internacionais quanto do olhar brasileiro.