Palmira - ܬܕܡܘܪܬܐ: cidade porta do Império Romano para o Oriente
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2019.164263Palabras clave:
Arqueologia da cidade romana, Cidade romana na Síria, Reconstrução da cidade, Província romana do Oriente Próximo, Urbanização da cidade romanaResumen
A base deste projeto de pesquisa foi o levantamento documental, bibliográfico e fotográfico, com visitas às escavações em campo, assim como ao Museu de Palmira e ao Museu de Arqueologia de Damasco, em 1999 e 2001. A justificativa da escolha dessa cidade, além da posição estratégica de controle dos territórios periféricos do Império Romano longe da capital, Roma, revela-se também pela forte presença de pontos comerciais que promoviam parte da riqueza do Império pelo comércio com outros países da Ásia Central, Índia, China e todos os territórios em volta do Golfo Pérsico. A arquitetura da reconstrução da cidade e os restos arqueológicos da época romana revelam a grandiosidade e a importância que Palmira assumiu quando declarada Cidade do Império Romano.
Descargas
Referencias
Fernandes P. e Piccini. A. 2018. Palmira: porta do Império Romano para Oriente – Mapa da zona arqueológica de Palmira, em Narrativa, LARP/MAE, São Paulo. Disponível em: <http://www.larp.mae.usp.br/narrativas/>. Acesso 26 set.2019.
McLaughlin, R. 2012. Roma e o Oriente distante. Rotas comerciais para as terras antigas da Arábia, Índia e China. Ed. Rosari, São Paulo.
Plínio, O Velho. 2012. História Natural. Livro 12. In: McLaughlin Roma e o Oriente distante. Rotas comerciais para as terras antigas da Arábia, Índia e China. Ed. Rosari, São Paulo.
Plínio, O Velho. História natural. Livro 12, 222. In: Young, G. K. 2001. Rome’s Eastern Trade: International Commerce and Imperial Policy, 31B.C.-305 A.D. Routledge, London: 154, 155.
Yu,Y. 1967. Trade and Expansion in Han China: A study in the structure of Sino-barbarian economic relation. Cambridge University Press. apud McLaughlin R. 2012. Roma e o Oriente distante. Rotas comerciais para as terras antigas da Arábia, Índia e China. Ed. Rosari, São Paulo: 40.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Andrea Piccini
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.