Sonoridades antigas dos povos tapajônicos e marajoaras: uma aproximação entre arqueomusicologia e etnomusicologia nas coleções do Museu Paraense Emílio Goeldi. Museu Nacional e Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo

Auteurs

  • Líliam Cohen Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.211198

Mots-clés :

arqueomusicologia, sociedades antigas amazônicas, etnomusicologia, instrumentos musicais

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar as características organológicas e a proeminência de aerofones e idiofones presentas nas coleções arqueológicas dos povos Marajoara e Tapajônico no Museu Paraense Emílio Goeldi, Museu Nacional e Museu de Arqueologia e Etnologida da Universidade de São Paulo. O artigo apresenta, também, reflexões sobre agência e intencionalidade do som e música em contextos rituais e suas conexões com os vestígios sonoros dessas sociedades, ancorados na pesquisa etnomusicológica sobre música dos povos indígenas das Terras Baixas da América do Sul. Por fim, o artigo apresenta discussões em torno da sonoridade, tessitura e considerações organológicas dos instrumentos.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Références

Awaete, Time’I. 2023. Uira Maraka kauyrau’Upy: O canto dos jovens pássaros guerreiros. (Líliam Barros Cohen e Carla Romano Amaral, Orgs.) Belém: PPGARTES.

Barros, Líliam; Severiano, Rafael. 2018. “Arqueologia Musical Amazônica: Desafios na pesquisa em vestígios sonoros de populações antigas da região amazônica.” In Arqueologia Musical Amazônica. Belém: PAKATATU.13-21.

Barreto, Cristiana. 2020. “Do teso marajoara ao sambódromo: agência e resistência dos objetos arqueológicos da Amazônia.” In: Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Cienc. Hum., Belém, v. 15, n. 3.

Brabec de Mori, Bernd; Lewy, Matthias e Garcia, Miguel A. 2015. Sudamérica y sus mundos audibles: cosmologias de los pueblos indígenas. Berlin: Ibero-Amerikanisches Institut.

Cardoso, Levy. 2016. Entrevista concedida. BelémPará.

Chada, Sonia. 2007. A Prática Musical no Culto ao Caboclo nos Candomblés Baianos. In: III Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Salvador. Anais. Salvador: EDUFBA. 137-144.

Galvão, Wenceslau e Galvão, Raimundo. 2004. Livro dos antigos Desana Guahari Diputiro Porã. Coleção Narradores Indígenas. São Gabriel da Cachoeira: FOIRN,ISA.

Hill, Jonathan D; Chaumeil, Jean-Pierre (Orgs). 2011. Burst of Breath: Indigenous Ritual Wind Instruments in Lowland South America. Nebraska: Library of Congress.

Izikowitz, Karl Gustav. 1935. Musical and Other sound instruments of the South American Indians:a comparative ethnographical study. Goteborg: Elanders Boktryckeri Aktiebolag.

Mariano, Mariluz etc all. 2021. Vida dos Warao. Belém, PPGARTES.

Menezes Bastos, Rafael. 1999. A Musicológica Kamayurá: Para uma antropologia da comunicação no Alto Xingu. Florianópolis: EDUFSC.

Menezes Bastos, Rafael. 2013. A Festa da Jaguatirica. Uma partitura crítico-interpretativa. FlorianópolisSC: EDUFSC.

Montardo, Deise Lucy. 2003. Através do Mbaraká: música, dança e xamanismo Guarani. São Paulo: EDUSP. 2002.

Piedade, Acácio. 2011. “Análise musical e contexto na música indígena: a poética das flautas.” In Revista Transcultural de Música. Vol. 15. 1-22.

Till, Rupert. 2014. Sound Archaeology: terminology, palaeolithic cave art and the soundscape. World Archaeology Vol. 46(3): 292–304 Music and Sound. Taylor & Francis.

Veiga Júnior, Manoel V. R. 2004. Toward a Brazilian Ethnomusicology: Amerindian Phases. In Por uma etnomusicologia brasileira: Festschrift Manuel Veiga. Pablo Sotuyo Blanco (Org.). Salvador: EDUFBA. 53–423.

Viveiros de Castro, Eduardo. 2002. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios em antropologia. São Paulo: COSAC & NAIFY.

Wright, Robin M. 2018. The Kuwai Religions of Northern Arawak-Speaking peoples: initiation, shamanism, and nature religions of the Amaon and Orinoco. In Arqueologia Musical Amazônica. Líliam Barros e Rafael Severiano (Orgs). BelémPará: PAKATATU. 22-38.

Téléchargements

Publiée

2023-12-29

##plugins.generic.funding.fundingData##

Comment citer

COHEN, Líliam. Sonoridades antigas dos povos tapajônicos e marajoaras: uma aproximação entre arqueomusicologia e etnomusicologia nas coleções do Museu Paraense Emílio Goeldi. Museu Nacional e Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 41, p. 95–109, 2023. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2023.211198. Disponível em: https://revistas.usp.br/revmae/article/view/211198.. Acesso em: 21 nov. 2024.