Hipólito da Costa visita a jovem democracia yankee
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i112p97-106Palavras-chave:
Hipólito José da Costa, imprensa do período colonial brasileiro, Estados Unidos, FiladélfiaResumo
No livro Diário da Minha Viagem para Filadélfia, Hipólito José da Costa registra sua visita de mais de um ano aos Estados Unidos no final do século XVIII. O futuro jornalista e criador do Correio Braziliense conheceu o país em um momento fundador da democracia. A experiência marcaria profundamente a vida profissional daquele que é considerado o mais influente jornalista do período colonial brasileiro. Filadélfia, na época capital federal provisória, tinha sido o palco principal da proclamação da independência do país, pouco mais de duas décadas antes. A cidade teve papel central na Revolução Americana desde a época das Treze Colônias que formaram o núcleo inicial dos Estados Unidos e ainda estava impregnada de um “iluminismo revolucionário”.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |