Nikkeis no Brasil, dekasseguis no Japão: identidade e memória em filmes sobre migrações

Autores

  • Alexandre Kishimoto Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Rose Satiko Gitirana Hikiji Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i79p144-164

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Kishimoto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    é mestrando do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da FFLCH-USP.

  • Rose Satiko Gitirana Hikiji, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    é professora do Departamento de Antropologia da FFLCHUSP e autora de A Música e o Risco (Edusp/Fapesp).

Referências

ARAÚJO, Vicente de Paula. Salões, Circos e Cinemas de São Paulo. São Paulo, Perspectiva, 1981.

AUTRAN, Arthur. Documentário(s) e Ideologia(s). São Paulo, Heco Produções, 2007. http://www.heco.com.br/amplavisao/p_ensaios1.htm

BARBOSA, Ivam Higor Duarte de. Iconografia – Estética de Udihara: Fotografia, Memória e Cultura. Tese apresentada

na Escola de Comunicações e Artes da USP. São Paulo, 2005.

BERNARDET, Jean Claude. Historiografia Clássica do Cinema Brasileiro: Metodologia e Pedagogia. São Paulo, Annablume, 1995.

CESARO, Caio Julio. Hikoma Udihara: Um Samurai no Ocidente – do Propagandista ao Cineasta. Dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero. São Paulo, 2001.

CYTRYNOWICZ, Roney. Guerra sem Guerra. São Paulo, Geração Editorial/Edusp, 2000.

DEZEM, Rogério. Shindô-Renmei – Terrorismo e Repressão. São Paulo, Arquivo do Estado, 2000.

________. Matizes do Amarelo. São Paulo, Humanitas, 1995.

FASSONI, Orlando L. “Gaijin, Caminhos da Liberdade”, in Amir Labaki (org.). O Cinema Brasileiro de O Pagador de Promessas a Central do Brasil. São Paulo, Publifolha, 1988.

HANDA, Tomoo. O Imigrante Japonês – História de Sua Vida no Brasil. São Paulo, T. A. Queiroz/Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, 1987.

HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. “Antropólogos Vão ao Cinema – Observações sobre a Constituição do Filme como Campo”, in Cadernos de Campo, no 7, São Paulo, FFLCH-USP, 1998.

LABAKI, Amir (org.). O Cinema Brasileiro de O Pagador de Promessas a Central do Brasil. São Paulo, Publifolha, 1988.

LEITE, Miriam Moreira. Retratos de Família. São Paulo, Edusp, 1993.

LESSER, Jeffrey. A Negociação da Identidade Nacional. Imigrantes, Minorias e a Luta pela Etnicidade no Brasil. São Paulo, Editora da Unesp, 2001.

MACDOUGALL, David. “Films of Memory”, in Lucien Taylor (org.). Visualizing Theory. Nova York e Londres, Routledge, 1994.

MATTOS, José Francisco de Oliveira. “Identidade e Poesia”, in Revista da Semana de Curtas Brasileiros. São Paulo, Estudantes da ECA e FFLCH, 1996.

NICHOLS, Bill. “The Etnographer’s Tale”, in Lucien Taylor (org.). Visualizing Theory. Nova York e Londres, Routledge, 1994.

________. Introdução ao Documentário. Campinas, Papirus, 2005.

RICHIE, Donald. A Hundred Years of Japanese Film. Tokyo, Kodansha Internacional, 2001.

SALES GOMES, Paulo Emílio. Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

SILVA, Flávio Luiz Porto e. O Teleteatro Paulista nas Décadas de 50 e 60. São Paulo, Idart, 1981.

TAKEUCHI, Márcia Y. O Perigo Amarelo em Tempo de Guerra. São Paulo, Arquivo do Estado, 2002.

________. O Perigo Amarelo – Imagens do Mito, Realidade do Preconceito (1920-1945). Dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de História da USP. São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2008-09-01

Edição

Seção

Brasil-Japão

Como Citar

KISHIMOTO, Alexandre; HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Nikkeis no Brasil, dekasseguis no Japão: identidade e memória em filmes sobre migrações . Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 79, p. 144–164, 2008. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i79p144-164. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/13701.. Acesso em: 3 dez. 2024.