Nikkeis no Brasil, dekasseguis no Japão: identidade e memória em filmes sobre migrações
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i79p144-164Downloads
Referências
ARAÚJO, Vicente de Paula. Salões, Circos e Cinemas de São Paulo. São Paulo, Perspectiva, 1981.
AUTRAN, Arthur. Documentário(s) e Ideologia(s). São Paulo, Heco Produções, 2007. http://www.heco.com.br/amplavisao/p_ensaios1.htm
BARBOSA, Ivam Higor Duarte de. Iconografia – Estética de Udihara: Fotografia, Memória e Cultura. Tese apresentada
na Escola de Comunicações e Artes da USP. São Paulo, 2005.
BERNARDET, Jean Claude. Historiografia Clássica do Cinema Brasileiro: Metodologia e Pedagogia. São Paulo, Annablume, 1995.
CESARO, Caio Julio. Hikoma Udihara: Um Samurai no Ocidente – do Propagandista ao Cineasta. Dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero. São Paulo, 2001.
CYTRYNOWICZ, Roney. Guerra sem Guerra. São Paulo, Geração Editorial/Edusp, 2000.
DEZEM, Rogério. Shindô-Renmei – Terrorismo e Repressão. São Paulo, Arquivo do Estado, 2000.
________. Matizes do Amarelo. São Paulo, Humanitas, 1995.
FASSONI, Orlando L. “Gaijin, Caminhos da Liberdade”, in Amir Labaki (org.). O Cinema Brasileiro de O Pagador de Promessas a Central do Brasil. São Paulo, Publifolha, 1988.
HANDA, Tomoo. O Imigrante Japonês – História de Sua Vida no Brasil. São Paulo, T. A. Queiroz/Centro de Estudos Nipo-Brasileiros, 1987.
HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. “Antropólogos Vão ao Cinema – Observações sobre a Constituição do Filme como Campo”, in Cadernos de Campo, no 7, São Paulo, FFLCH-USP, 1998.
LABAKI, Amir (org.). O Cinema Brasileiro de O Pagador de Promessas a Central do Brasil. São Paulo, Publifolha, 1988.
LEITE, Miriam Moreira. Retratos de Família. São Paulo, Edusp, 1993.
LESSER, Jeffrey. A Negociação da Identidade Nacional. Imigrantes, Minorias e a Luta pela Etnicidade no Brasil. São Paulo, Editora da Unesp, 2001.
MACDOUGALL, David. “Films of Memory”, in Lucien Taylor (org.). Visualizing Theory. Nova York e Londres, Routledge, 1994.
MATTOS, José Francisco de Oliveira. “Identidade e Poesia”, in Revista da Semana de Curtas Brasileiros. São Paulo, Estudantes da ECA e FFLCH, 1996.
NICHOLS, Bill. “The Etnographer’s Tale”, in Lucien Taylor (org.). Visualizing Theory. Nova York e Londres, Routledge, 1994.
________. Introdução ao Documentário. Campinas, Papirus, 2005.
RICHIE, Donald. A Hundred Years of Japanese Film. Tokyo, Kodansha Internacional, 2001.
SALES GOMES, Paulo Emílio. Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
SILVA, Flávio Luiz Porto e. O Teleteatro Paulista nas Décadas de 50 e 60. São Paulo, Idart, 1981.
TAKEUCHI, Márcia Y. O Perigo Amarelo em Tempo de Guerra. São Paulo, Arquivo do Estado, 2002.
________. O Perigo Amarelo – Imagens do Mito, Realidade do Preconceito (1920-1945). Dissertação de mestrado apresentada ao Departamento de História da USP. São Paulo, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |