Cartum, do impresso à Internet: narrativa sequencial e humor disjuntivo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i88p112-121Palavras-chave:
cartum, charge, caricatura, humor gráfico, narrativaResumo
Da semântica do termo cartum à adequação às mídias eletrônicas, este artigo versa a respeito das especificidades formais e temáticas, políticas e sociais do humor gráfico brasileiro. Tomando por base as teorias de Violette Morin e Scott McCloud, localiza os pontos em que os diversos tipos de disjunção originam o humor. Há também ênfase na definição do público-alvo do humor gráfico e sua relação com os veículos editoriais.
Downloads
Referências
AROEIRA. “Entrevista”, in O. Aragão. A Reconstrução Gráfica de um Candidato: Como os Chargistas Perceberam a Mudança de Imagem de Luis Inácio Lula da Silva. Tese defendida no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais. UFRJ, 2007.
BARTHES, R. O Óbvio e o Obtuso. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1982.
CARUSO, C. “Entrevista”, in Aragão, O. A Reconstrução Gráfica de um Candidato: Como os Chargistas Perceberam a Mudança de Imagem de Luis Inácio Lula da Silva. Tese defendida no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais. UFRJ, 2007.
CIRNE, M. História e Crítica dos Quadrinhos Brasileiros. Rio de Janeiro, Funarte/Europa, 1990.
LAN e CARUSO, C. “Os Traços da Sociedade”. Em: http://www.comunitaitaliana.com.br/Entrevistas/Caruso.htm. Acessado em 24 de junho de 2005.
LIMA. H. História da Caricatura no Brasil, 3o volume. Rio de Janeiro, José Olympio, 1963.
LUTZ, N. “Uma Arte para Poucos”. Em: http://www.canal daimprensa.com.br/nostalgia/dset/nostalgia2.htm. Acessado em 24 de junho de 2005.
McCLOUD, S. Understanding Comics. Kitchen Sink Press, USA, 1998.
MORIN, V. “Le Dessin Humoristique”, in L’Analyse des Images. Revista Communications, no 15, França,1970.
RIANI, C. Linguagem & Cartum… Tá Rindo do Quê? Um Mergulho nos Salões de Humor de Piracicaba. Piracicaba, Editora Unimep, 2002.
SODRÉ, N. W. História da Imprensa no Brasil. Mauad, Rio de Janeiro, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista USP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Pertence à revista. Uma vez publicado o artigo, os direitos passam a ser da revista, sendo proibida a reprodução e a inclusão de trechos sem a permissão do editor. |