Trabalho remoto na Educação Superior brasileira: efeitos e possibilidades no contexto da pandemia

Autores

  • Deise Mancebo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i127p105-116

Palavras-chave:

Trabalho remoto, Ensino remoto, Educação Superior

Resumo

O texto problematiza o trabalho remoto a que milhões de trabalhadores brasileiros tiveram que aderir diante da necessidade do isolamento social imposto pela covid-19, tomando como campo empírico de análise a ampla utilização do ensino remoto na Educação Superior brasileira, tanto pública quanto privada. Para a apreensão da temática, ancora-se numa investigação de caráter exploratório, que contemplou pesquisa bibliográfica, levantamentos sistemáticos na imprensa alternativa e análise documental de problemáticas convergentes e necessárias à compreensão do tema, mas também na consulta de dados agregados já existentes, adotando, portanto, uma perspectiva que conjuga, a um só tempo, aspectos quantitativos e qualitativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deise Mancebo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora da Rede Universitas/Br.

Referências

ANDES-SN. Projeto do capital para a educação: O ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. Brasília, Andes-SN, 2020.

ANTUNES, A. “As contradições do trabalho remoto”, in Fiocruz, 20 out. 2020. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=contradicoes-do-trabalhoremoto&utm_source=CEE+Fiocruz&utm_campaign=d8f21eb32d-EMAIL_CAMPAIGN_2020_10_23_02_04&utm_medium=email&utm_term=0_280788378ad8f21eb32d-46051941.

ANTUNES, R. “O laboratório e a experimentação do trabalho na pandemia do capital”, in Le Monde Diplomatique, n. 155, 1º/6/2020a. Disponível em: https://diplomatique.org.br/o-laboratorio-e-a-experimentacao-do-trabalho-na-pandemia-do-capital.

ANTUNES, R. Coronavírus: O trabalho sob fogo cruzado. São Paulo, Boitempo, 2020b.

BRAGA, R. “Covid-19 e avanço tecnológico. Nasce um outro mundo do trabalho”, in Combate ao Racismo Ambiental, maio 2020. Disponível em: https://racismoambiental.net.br/2020/05/04/covid-19-e-avanco-tecnologico-nasce-um-outromundo-

do-trabalho-entrevistas-especiais-com-ruy-braga-neto-e-rafael-grohmann.

BRASIL. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis n º 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm#:~:text=’%20’Art.,se%20constituam%20 como%20trabalho%20externo.

BRASIL. Decreto nº 9.057 de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm.

BRAUNERT, M. B.; BRIDI, M. A. “Home office e a precarização do servidor público”, in Outras Palavras, 1º/11/2020. Disponível em: https://outraspalavras.net/trabalhoeprecariado/home-office-e-a-precarizacao-do-servidor-publico.

CARVALHO, M. A. de. “Kroton cortará 75% dos cursos presenciais: EaD é mais lucrativo”, in Universidade à Esquerda, 25/8/2020, Disponível em: https://universidadeaesquerda.com.br/kroton-cortara-75-dos-cursos-presenciais-ead-e-maislucrativo/?preview=true&_thumbnail_id=10777&fbclid=IwAR0eosVy_PYFUwXws-XnNr4-Jyk7VxBmgIHzlw9ZXyuJrU8K463-HH-t7sU.

ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo, Boitempo, 2008.

KRAWCZYK, N. “As falácias da educação a distância se alastram com (e como) o covid-19”, in Carta Maior, 31/5/2020. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/As-falacias-da-Educacao-a-Distancia-se-alastram-com-e-como-o-Covid19/54/47657.

LEHER, R. “Universidades públicas, aulas remotas e os desafios da ameaça neofascista no Brasil”, in Carta Maior, 2/6/2020. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Universidades-publicas-aulas-remotas-e-os-desafios-da-ameacaneofascista-no-Brasil/54/47699.

MANCEBO, D. “Pandemia e educação superior no Brasil”, in Revista Eletrônica de Educação, vol. 14. São Carlos, 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4566.

MINTO, L. “Ensino remoto: presente e futuro em disputa”, in Universidade à Esquerda, 21/10/2020. Disponível em: https://universidadeaesquerda.com.br/coluna/ensinoremoto-presente-e-futuro-em-disputa.

NUNES, W.; CARDOSO, J. C. “Quem são e onde estão os privilégios de remuneração no serviço público federal?”, in Carta Maior, 11/11/2020. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Quem-sao-e-onde-estao-os-privilegios-deremuneracao-no-servico-publico-federal-/4/49259.

ROBERTS, M. “Trabalho ou labuta na pandemia”, in Cem Flores, 6/1/2020. Disponível em: https://cemflores.org/index.php/2020/11/06/trabalho-ou-labuta-napandemia-um-artigo-de-michael-roberts-sobre-automacao-do-trabalho/?utm_source=mailpoet&utm_medium=email&utm_campaign=Nova+postagem.

SILVA, A. M. da. “Ensino remoto nas universidades públicas: O que será do amanhã?”, in Humanas: Pesquisadoras em Rede, ago./2020. Disponível em: https://www.humanasrede.com/post/ensino-remoto-nas-universidades-p%C3%BAblicas.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiê ensino público

Como Citar

MANCEBO, Deise. Trabalho remoto na Educação Superior brasileira: efeitos e possibilidades no contexto da pandemia. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 127, p. 105–116, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i127p105-116. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/180086.. Acesso em: 21 nov. 2024.