Fora do lugar : por uma compreensão do sofrimento na escola

Autores

  • Vivian Batista da Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i137p31-44

Palavras-chave:

Sofrimento na escola, Exclusão escolar, Memórias de aluno

Resumo

Tomando como ponto de partida as memórias de Edward Said, este artigo destaca seu potencial explicativo sobretudo à luz do que a didática e os estudos sobre a formação de professores produzem para compreender sentimentos vividos no cotidiano da escola. A narrativa interessa pelas descrições do que foi vivido pelo autor em seus tempos de aluno, quando experimentou rupturas, exclusões, frustrações, inseguranças e medos, sentimentos muitas vezes relacionados ao estar fora do lugar. São memórias instigantes porque se misturam a contextos históricos e desvendam processos de dominação, que podem acontecer entre estudantes e professores de uma escola, mesmo partilhando fisicamente o mesmo espaço, ao mesmo tempo. Reflexões como essas são fundamentais ao campo educacional, do ensino e da formação de professores porque permitem apreender os múltiplos sentidos do que se aprende na escola.

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Biografia do Autor

  • Vivian Batista da Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2023-07-24

Edição

Seção

Dossiê Vida escolar

Como Citar

SILVA, Vivian Batista da. Fora do lugar : por uma compreensão do sofrimento na escola. Revista USP, São Paulo, Brasil, n. 137, p. 31–44, 2023. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.i137p31-44. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/214187.. Acesso em: 10 maio. 2024.