O ensino de teoria do estado para o combate à desigualdade sob a ótica da finalidade: a experiência da Faculdade de Direito da USP
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v117p513-526Palavras-chave:
Finalidade, Desigualdade, Globalização, Ensino jurídico, Metodologias ativas.Resumo
O presente artigo situa-se no campo da Teoria do Estado e das metodologias do ensino do Direito. Por um lado, almeja-se traçar algumas considerações sobre a finalidade como elemento formador do Estado, caracterizando o combate às desigualdades como finalidade do Estado brasileiro. Por outro lado, pretende-se realizar uma defesa da importância do ensino da Teoria Geral do Estado – disciplina cada vez menos presente nos cursos de graduação em Direito – como forma de compreensão do fenômeno da desigualdade e de capacitação para o manuseio dos instrumentos estatais para enfrentar essa problemática ante o contexto da globalização. Para tanto, foram utilizadas duas metodologias de pesquisa, sendo a primeira teórica, por meio de revisão doutrinária sobre a finalidade do Estado e sobre a globalização, e a segunda empírica, a partir da exposição de algumas experiências de metodologias ativas no ensino da Teoria do Estado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, demonstrando-se como o ensino jurídico pode ser transformador sob a ótica da finalidade e da igualdade.
Downloads
Referências
AGNEW, John. Globalization and sovereignty: beyond the territorial trap. 2. ed. New York, NY: Rowman & Littlefield, 2018.
AGRA, Walber de Moura. Art. 1º, II: a cidadania. In: CANOTILHO, José Joaquim Gomes; MENDES, Gilmar Ferreira; SARLET, Ingo Wolfgang; STRECK, Lenio Luiz (coord.). Comentários à Constituição do Brasil. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. E-book.
BARCELLOS, Ana Paula de; BARROSO, Luís Roberto. Preâmbulo. In: CANOTILHO, José Joaquim Gomes; MENDES, Gilmar Ferreira; SARLET, Ingo Wolfgang; STRECK, Lenio Luiz (coord.). Comentários à Constituição do Brasil. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. E-book.
BUCCI, Maria Paula Dallari. A teoria do estado entre o jurídico e o político. In: BUCCI, Maria Paula Dallari; GASPARDO, Murilo (org.). Teoria do estado: sentidos contemporâneos. São Paulo: Saraiva, 2018. p. 27-73.
CASSESE, Sabino; GUARINO, Giuseppe. Dallo Stato monoclasse alla globalizzazione. Milano: Giuffrè, 2000.
DAHL, Robert Alan. Poliarquia: participação e oposição. Tradução Celso Mauro Paciornik. São Paulo: Edusp, 2005. (Clássicos; 9).
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. 28. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
ECO, Umberto. Kant and the Platypus: essays on language and cognition. Boston: Mariner Books, 2000.
FEFERBAUM, Marina; RANIERI, Nina Beatriz Stocco; GHIRARDI, José Garcez; RADOMYSLER, Clio Nudel; CHAN, Juliana; LUTAIF, Michel Kurdoglian (org.). LABDOC: Laboratório de Docência em Direitos Humanos e Teoria do Estado. São Paulo: FDUSP/Direito GV, 2017. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace;/bitstream/handle/10438/28622/LABDOC%20-%20Laborat%c3%b3rio%20de%20Doc%c3%aancia%20em%20Direitos%20Humanos%20e%20Teoria%20do%20Estado%20%282017%29.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 jan. 2020.
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de direito constitucional. 37. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2011.
HELD, David. Models of democracy. 3. ed. Cambridge, UK: Polity Press, 2006.
LEWANDOWSKI, Enrique Ricardo. O Tribunal Penal Internacional: de uma cultura de impunidade para uma cultura de responsabilidade. Estudos Avançados, São Paulo, v. 16, n. 45, p. 187-197, maio/ago. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/vvLcz6fvsc7CWnRLLbBhNcQ/?format=pdf&lang=pt.
LOSANO, Mario Giuseppe. Modelos teóricos, inclusive na prática: da pirâmide à rede: novos paradigmas nas relações entre direitos nacionais e normativas supraestatais. Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo, São Paulo, v. 8, n. 16, p. 264-284, jul./dez. 2005.
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. O conteúdo jurídico do princípio da igualdade. 3. ed. atual. São Paulo: Malheiros, 1993.
PRUDENTE, Eunice Aparecida de Jesus. Direito à personalidade integral: cidadania plena. Orientador: Dalmo de Abreu Dallari. 1996. 126 p. Tese (Doutorado em Direito do Estado) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-30102007-105038/publico/Prudente_Eunice.pdf. Acesso em: 19 jan. 2021.
RANIERI, Nina Beatriz Stocco. Teoria do estado: do estado de direito ao estado democrático de direito. Barueri, SP: Manole, 2013.
RANIERI, Nina Beatriz Stocco; FEFERBAUM, Marina. Equidade de gênero e ensino jurídico: a experiência de um projeto de extensão. JOTA, São Paulo, 19 mar. 2020. Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/equidade-de-genero-e-ensino-juridico-a-experiencia-de-um-projeto-de-extensao-19032020. Acesso em: 11 jan. 2020.
SARLET, Ingo Wolfgang. Art. 1º, III: a dignidade da pessoa humana. In: CANOTILHO, José Joaquim Gomes; MENDES, Gilmar Ferreira; SARLET, Ingo Wolfgang; STRECK, Lenio Luiz (coord.). Comentários à Constituição do Brasil. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. E-book.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, Jose Luis Bolzan de. Art. 3º. In: CANOTILHO, José Joaquim Gomes; MENDES, Gilmar Ferreira; SARLET, Ingo Wolfgang; STRECK, Lenio Luiz (coord.). Comentários à Constituição do Brasil. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. E-book.
UNESCO. UNESCO Project Planner: top tips for youth action. Paris: [s. n.], [ca. 2019]. Disponível em: https://en.unesco.org/youth/toptips. Acesso em: 19 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.