O ensino de teoria do estado para o combate à desigualdade sob a ótica da finalidade: a experiência da Faculdade de Direito da USP

Autores

  • Michel Kurdoglian Lutaif Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
  • Arthur Paku Ottolini Balbani Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito
  • Lucca Lopes Monteiro da Fonseca Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v117p513-526

Palavras-chave:

Finalidade, Desigualdade, Globalização, Ensino jurídico, Metodologias ativas.

Resumo

O presente artigo situa-se no campo da Teoria do Estado e das metodologias do ensino do Direito. Por um lado, almeja-se traçar algumas considerações sobre a finalidade como elemento formador do Estado, caracterizando o combate às desigualdades como finalidade do Estado brasileiro. Por outro lado, pretende-se realizar uma defesa da importância do ensino da Teoria Geral do Estado – disciplina cada vez menos presente nos cursos de graduação em Direito – como forma de compreensão do fenômeno da desigualdade e de capacitação para o manuseio dos instrumentos estatais para enfrentar essa problemática ante o contexto da globalização. Para tanto, foram utilizadas duas metodologias de pesquisa, sendo a primeira teórica, por meio de revisão doutrinária sobre a finalidade do Estado e sobre a globalização, e a segunda empírica, a partir da exposição de algumas experiências de metodologias ativas no ensino da Teoria do Estado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, demonstrando-se como o ensino jurídico pode ser transformador sob a ótica da finalidade e da igualdade.

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Biografia do Autor

  • Michel Kurdoglian Lutaif, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. E-mail: michellutaif@gmail.com.

  • Arthur Paku Ottolini Balbani, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Mestrando em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. E-mail: arthur.balbani@usp.br.

  • Lucca Lopes Monteiro da Fonseca, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, pesquisador do “Grupo de Pesquisas Direito Administrativo e Sociedade” e advogado. E-mail: lucca.lopes@alumni.usp.br.

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Publicado

2023-02-15

Edição

Seção

Trabalhos Acadêmicos de Pós-Graduação

Como Citar

O ensino de teoria do estado para o combate à desigualdade sob a ótica da finalidade: a experiência da Faculdade de Direito da USP. (2023). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 117, 513-526. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v117p513-526