A denunciação da lide nas ações indenizatórias contra médicos
Palavras-chave:
Denunciação da lide, Erro médico, Responsabilidade civil, Ação indenizatória, Intervenção de terceiros.Resumo
A utilização do instituto da denunciação da lide nas ações indenizatórias, nas quais se discute a responsabilidade dos prestadores de serviços médicos, não raro é feita de forma inadequada e desvirtuada de seus princípios e natureza jurídica. Ao ingressar em uma demanda em curso, previamente estabelecida entre consumidor e pessoa jurídica prestadora de serviços médicos, o médico litisdenunciado se defrontará com duas discussões distintas, quais sejam, eventuais vícios acerca do serviço médico, objeto da demanda originária, e também a natureza da relação jurídica havida com o denunciante. O estabelecimento de argumentações dessa natureza pode se tornar prejudicial aos interesses do autor da demanda, além de afrontar vedação expressa contida na legislação consumerista. A análise de decisões proferidas em Tribunais pátrios direciona para o entendimento da inaplicabilidade do instituto da denunciação da lide em ações fundadas na responsabilidade civil por prestação de serviços médicos.
Downloads
Referências
CHEIM JORGE, Flávio. Chamamento ao processo. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
GONÇALVES, Aroldo Plínio. Da denunciação da lide. 3. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1998.
GRECO FILHO, Vicente. Da intervenção de terceiros. São Paulo: Editora Saraiva, 1991.
______. Direito processual civil brasileiro. 9. ed. atual. São Paulo: Saraiva, 1994. v. 1.
MIRANDA, Francisco Cavalcanti Pontes de. Comentários ao código de processo civil. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1958. t. II.
NERY JUNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Código de processo civil comentado e legislação extravagante: atualizado até 01 de março de 2006. 9. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.
WAMBIER, Luiz Rodrigues (Coord.). Curso avançado de processo civil: teoria geral do processo e processo de conhecimento. 8. ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.