A efetividade dos direitos humanos e a cláusula da reserva do possível
Palavras-chave:
Efetividade, Direitos Humanos, Reserva do possível.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar a efetividade dos direitos humanos, bem como o movimento de internacionalização desses direitos a partir do fim da segunda guerra mundial. Será observado também o tratamento que a Constituição Federal de 1988 deu a esses direitos. Por fim, será estudado o significado da cláusula da reserva do possível e a possibilidade de se evocá-la como limite da efetividade dos Direitos Humanos.Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, consultada em 08 jun. 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%c3%a7ao.htm>.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, consultada em 08 jun. 2008, disponível em: <http://www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm>.
MELLO, Marco Aurélio Mendes de Faria. Vencedor e vencido (seleção de notas e pronunciamentos no Supremo Tribunal Federal). Rio de Janeiro: Forense, 2006.
PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
SARMENTO, Daniel. A proteção judicial dos direitos sociais: alguns parâmetros ético-jurídicos. In: SARMENTO, Daniel; SOUZA NETO, Cláudio Pereira de (Orgs.). Direitos sociais: fundamentos, justiciabilidade e direitos concretos. Rio de Janeiro: Ed. Lumen Juris (no prelo).
VAZ, Anderson Rosa. A cláusula da reserva do financeiramente possível como instrumento de efetivação planejada dos direitos humanos econômicos, sociais e culturais. Revista de Direito Constitucional e Internacional, a. 15, n. 61, out./dez. 2007.
WANG, Daniel Wei Liang. Escassez de recursos, custos dos direitos e reserva do possível na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Monografia. Sociedade Brasileira de Direito Público – Escola de Formação, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.