Reflexões para o discernimento do estereótipo e a imagem do negro
Palavras-chave:
Superioridade racial, Inferioridade racial, Estereótipo, Imagem, Afrodescendente.Resumo
A abordagem desta reflexão busca apontar o mito da superioridade racial, como resultado de uma ação ideológica, que encontra no estereótipo seu principal componente. Fenômeno, que se caracteriza na tentativa de aviltação da imagem do afro descendente e da sua cultura. Essa situação é construída no contexto das relações da invisibilidade do negro nos meios de comunicação de massa e, também na banalização dos personagens, vividos pelos atores de origem africana, com o propósito da negação da sua imagem em favor do eurocentrismo.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. A política. Tradução de Nestor Ferreira Chaves. São Paulo: Ed. Edipro, 1995.
AUADI, Denise. A cidadania da criança e do adolescente, de acordo com a atual Constituição Federal Brasileira e com a lei 8.069, de 13 de julho de 1990. 2003. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Porto: Ed. Cadernos para o diálogo, 1971.
HUGO, Victor. Os miseráveis. Tradutora Regina Célia de Oliveira. São Paulo: Ed. Martin Claret, 2007. (Coleção a Obra-Prima de Cada Autor. Série Ouro).
MALHEIRO, Agostinho Marques Perdigão. Escravidão no Brasil; ensaio histórico, jurídico, social. Rio de Janeiro: Ed. Nacional, 1866.
MULLER, Maria Lúcia Rodrigues. A cor da escola: imagens da primeira república. Cuiabá: Ed. Universidade Federal do Mato Grosso, 2008.
PRUDENTE, Eunice. Preconceito racial e igualdade jurídica no Brasil. São Paulo: Ed. Julex, 1989.
SANTOS, Hélio. A busca de um caminho para o Brasil. São Paulo: Ed. SENAC, 2001.
SARTRE, Jean-Paul. Reflexões sobre o racismo. Tradutor J. Guinsburg. 2. ed. São Paulo: Ed. Difusão Europeia do Livro, 1960.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.