O ensino da sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar

Autor/innen

  • Celso de Souza Machado

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551987000100005

Schlagwörter:

Sociologia, Ciências Sociais, Ensino Secundário, Ensino Médio, Currículo, Ensino De Sociologia, Ensino De Ciências Sociais

Abstract

Este artigo se originou de um levantamento que efetuei em 1984 como trabalho para o curso de Prática de Ensino de Ciências Sociaisda Prof.ª Heloísa Dupas Penteado. Retomei esse levantamento no mesmo ano como trabalho para o curso de Sociologia da Educação da Prof.ª Marília P. Spósito. Em 1986, novamente o retomei e, então, o concluí. - Visando contribuir para o debate atual sobre o ensino da Sociologia na escola secundária, o levantamento procurou verificar se a disciplina Sociologia ou Ciências Sociais teria alguma vez constado do currículo da escola secundária brasileira, e, caso tivesse, colher dados sobre o trabalho pedagógico então realizado. O quadro que este levantamento preliminar revelou sobre o trajeto da disciplina na escola secundária brasileira é em resumo o seguinte: 1882: proposta parlamentar de inclusão (não chegou a ser discutida); 1890-1897: disciplina legalmente obrigatória (legislação não posta em prática); 1925-1942: disciplina obrigatória; 1961-1971: em alguns estados, disciplina pela qual q escola poderia optar; 1971-1982: ao menos no Estado de São Paulo, disciplina pela qual a escola poderia optar; 1982...: de 1984 a 1986, aproximadamente entre 10 a 29% das escolas da rede estadual de São Paulo que mantinham 2.º grau optaram pela inclusão da disciplina nesse grau de ensino.

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Veröffentlicht

1987-06-01

Ausgabe

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Artigos