Evolução do currículo do curso secundário no Brasil

Autor/innen

  • Nelson Piletti

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551987000200003

Schlagwörter:

Currículo, Curso Secundário, Brasil

Abstract

O artigo estuda o desenvolvimento histórico do currículo do curso secundário no Brasil, até o período de vigência da Lei de Diretrizes e Bases de 1961. Entre outras são observadas as seguintes tendências: 1ª) crescimento da participação relativa da área de ciências e matemática; 2ª) redução da carga horária destinada às humanidades, em particular ao estudo de línguas como latim, grego, alemão, espanhol e italiano, paulatinamente excluídas do currículo; 3ª) evolução formal de objetivos meramente propedêuticos para finalidades também formativas; 4ª) movimento em prol de um curso seriado, regular e articulado com os outros graus de ensino; 5ª) flexibilização curricular, com a ampliação, mesmo que reduzida, da área de competência de cada sistema de ensino na organização do curso secundário; 6ª) busca de equivalência formal entre o curso secundário e o ensino técnico-profissional, só alcançada com a lei nº 4.024/61.

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Veröffentlicht

1987-12-01

Ausgabe

Rubrik

Artigos