A educação de elite e a profissionalização da mulher brasileira na Primeira República: discriminação ou emancipação?

Autor/innen

  • Elza Nadai USP; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-25551991000100001

Schlagwörter:

Profissionalização Feminina, Primeira República, Educação Feminina, Educação Secundária, Internato, Educação Da Família

Abstract

O trabalho, utilizando fontes de natureza variada, inclusive depoimentos, analisa a questão da profissionalização da mulher brasileira na Primeira República em suas relações com a educação, tomando como parâmetro a participação feminina no ensino secundário, não explicitamente profissionalizante, como foi a Escola Normal. Persegue, assim, o funcionamento e a organização das escolas particulares - laicas ou religiosas - como o locus por excelência da educação secundária feminina, clarificando os diversos projetos. Enfatiza, por fim, a questão da educação da mulher como condição da educação da família.

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Veröffentlicht

1991-12-01

Ausgabe

Rubrik

Artigos