Contribuição para o estudo da mudança do galope do cavalo pela cinematografia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2318-5066.v3i3p61-69Palavras-chave:
O artigo não apresenta palavras-chave.Resumo
O estudo de vinte mudanças de galope do cavalo, realizado pela interpretação de películas cinematográficas em câmara lenta, na base de 64 imagens por segundo, revelou a existência de duas modalidades de transição dêsse andamento, representadas nas notações constantesdas figuras 1 e 2. Doze mudanças foram efetuadas durante o período de suspensão do galope, de modo à alteração se iniciar com um posterior, sem haver modificação na sequência dos apoios normais dêsse andamento, e oito se realizaram pela troca de apôio de um membro anterior, estando os posteriores em contato com o solo. Neste caso, houve modificação na sequência dos apoios, relativamente ao galope normal. O A., antes de interpretar as notações, apresenta um resumo bibliográfico, concluindo quo os tratados clássicos de Exterior silenciam sôbre o assunto, que é, no entretanto, focalizado, se bem que rapidamente, nas obras de equitação. As observações do A. confirmaram a descrição apresentada por um velho tratado de equitação, de autoria de Manoel Carlos de Andrade, que o escreveu em 1790, baseando-se, apenas, na visão, pois não havia outro meio para o estudo da locomoção animal. Embora seja lógico admitir que o meio natural da mudança de galope seria o executado em período de suspensão, o A. faz a afirmativa com certa reserva, diante do fato observado nos oito casos que fugiram à maioria, alguns executados sem estímulo do cavaleiro isto é naturalmente, e outros após terem sido aplicadas as “ajudas”.