O desenvolvimento do socialismo de mercado

Autores

  • Fabio Barbieri Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v1p19-50

Palavras-chave:

, socialismo de mercado, planejamento central, desenvolvimento da teoria neoclássica

Resumo

O artigo analisa o debate entre economistas neoclássicos que ocorreu na terceira década do século XX a respeito da possibilidade de planejamento central de uma economia. Traçamos o desenvolvimento dos modelos de “socialismo de mercado” – a tentativa de usar a teoria de equilíbrio para criar mecanismos alocativos que poderiam simular mercados reais. Defendemos a tese metodológica de que tal tentativa fracassou porque seus defensores desconsideraram assimetrias entre explicação e previsão existentes na teoria econômica: em cada passo, elementos de mercados reais negligenciados pelas simplificações teóricas impediam que o modelo funcionasse adequadamente, convidando a novas modificações que reintroduziam elementos dos mercados reais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabio Barbieri, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
    Docente do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP-USP).

Downloads

Publicado

2011-06-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Barbieri, F. (2011). O desenvolvimento do socialismo de mercado. Revista Gestão & Políticas Públicas, 1(1), 19-50. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v1p19-50