Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p32-53Palavras-chave:
Cultura Juvenil, sociabilidades, preconceito, discriminação, docência.Resumo
O presente artigo analisa as sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente escolar. Por meio delas, problematizamos o modo pelo qual a cultura juvenil se relaciona com a Escola e, também, como elas lidam com o preconceito e a discriminação. Argumentamos, nesse sentido, que a Escola constitui um importante espaço de sociabilidade na cultura juvenil. É nela que parte significativa das relações sociais se efetiva. Não obstante, essa dimensão importantíssima do processo de formação não é objeto de intervenção pedagógica. As sociabilidades observadas incorporam um significativo componente discriminatório, sustentado em preconceitos de cor, raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites, sujeitos à punição.Downloads
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Publicado
2015-11-13
Edição
Seção
Artigos
Licença
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Como Citar
Coelho, W. de N. B., & Coelho, M. C. (2015). Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 62, 32-53. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i62p32-53