Culturas populares e novos contextos de performance no Brasil contemporâneo
o caso do Festival de Folclore de Olímpia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p100-122Palavras-chave:
Etnomusicologia, comunidades de prática, festivais de folclore, novos contextos de performanceResumo
Este trabalho propõe uma reflexão acerca do papel dos festivais de folclore no mundo contemporâneo. A partir de uma pesquisa etnográfica realizada no contexto do Festival do Folclore de Olímpia – FEFOL – (São Paulo) e junto ao Pastoril Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte), os festivais de folclore serão compreendidos como novos contextos de performance para as práticas dos grupos performativos das culturas populares brasileiras. A reflexão empreendida terá como suporte teórico os conceitos discutidos por Wenger (2012) e Turino (2008).
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Publicado
2019-09-04
Edição
Seção
Dossiê: O musicar como trilha para a etnomusicologia
Licença
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Como Citar
Reis, E. A. dos. (2019). Culturas populares e novos contextos de performance no Brasil contemporâneo: o caso do Festival de Folclore de Olímpia. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 73, 100-122. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i73p100-122