Um lírico no desvario do capitalismo: “As vitrines”, de Chico Buarque
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.88.2024.229330Palavras-chave:
Chico Buarque, Música popular brasileira, Modernidade, Sociedade brasileira contemporâneaResumo
O objetivo principal deste artigo é examinar os sentidos da canção “As vitrines”, de Chico Buarque (1981). O trabalho retoma textos críticos que interpretaram a canção, mas propõe uma chave de decifração original, extraída da própria forma da obra. Em perspectiva interdisciplinar e viés ensaístico, a análise mobiliza instrumentos da teoria literária, da musicologia e da teoria crítica, além de amparar-se em estudos radicados na historiografia e nas ciências sociais.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. (1882). O espelho: esboço de uma nova teoria da alma humana. In: ASSIS, Machado de. Contos: uma antologia. Seleção, introdução e notas de John Gledson. 1. reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 401-410.
BAUDELAIRE, Charles. (1869). Pequenos poemas em prosa. Trad. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. 4. ed., revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7. ed. 10. reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 1996, p. 165-196.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo (Obras Escolhidas III). Trad. José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. 3a ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2000.
BUARQUE, Chico. Almanaque. Ariola, 201 640, 1981. 1 LP.
BUARQUE, Chico. (1973). Chico canta. Philips/PolyGram, 510 008-2, 1993a. 1 CD.
BUARQUE, Chico. (1974). Sinal fechado. Philips/PolyGram, 518 217-2, 1993b. 1 CD.
BUARQUE, Chico. (1976). Meus caros amigos. Philips/PolyGram, 842 013-2, 1993c. 1 CD.
BUARQUE, Chico. As vitrines. In: HOLLANDA, Chico Buarque. Chico Buarque: letra e música 2. Transcrição em partitura realizada por Luiz Claudio Ramos. 7. reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 122-123.
BUARQUE, Chico. Entrevista exclusiva. [Entrevista concedida a] Canivello Comunicação (Por O Editor). nov. 1998. Disponível em: https://www.chicobuarque.com.br/textos. Acesso em: 17 nov. 2023.
BUARQUE, Chico. As vitrines. In: BUARQUE, Chico. Songbook Chico Buarque, v. 2. 4. ed. Produzido por Almir Chediak. Rio de Janeiro: Lumiar, 1999, p. 61-63.
BUARQUE, Chico. Carioca. Biscoito Fino, BF-645, 2006. 1 CD e 1 DVD.
BUARQUE, Chico Buarque. Almanaque Brasil: Papo cabeça pra pensar. [Entrevista concedida a] Elifas Andreato. ago. 2007. Disponível em: https://www.chicobuarque.com.br/textos. Acesso em: 17 nov. 2023.
BUARQUE, Chico. As vitrines. In: BUARQUE, Chico. Cancioneiro Chico Buarque, v. 3: obras escolhidas, 1980-2008. Coordenação musical de Paulo Jobim. Rio de Janeiro: Jobim Music, 2008, p. 242-244.
BUARQUE, Chico. Na carreira. Biscoito Fino/Canal Brasil, BF 173-3, 2012. 1 DVD.
CAMPOS, Augusto de (Org.). Balanço da bossa e outras bossas. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986.
CARTOLA. Festa da vinda. Compositores: Cartola; Nuno Veloso. In: CARTOLA. Cartola. Discos Marcus Pereira, 10029, 1974. 1 CD. Faixa 8.
DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
ELIS REGINA. (1965). Samba, eu canto assim. Philips/PolyGram, 811 218-2, 1998. 1 CD.
FAFÁ DE BELÉM. Estrela radiante. Philips/ PolyGram, 6349 417, 1979. 1 LP.
FREITAS, Sérgio Paulo Ribeiro de. Que acorde ponho aqui? Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular. Tese (Doutorado em Música). Universidade Estadual de Campinas, 2010.
FREUD, Sigmund. Cinco lições de psicanálise. Trad. Durval Marcondes; J. Barbosa Corrêia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1938.
GARCIA, Walter. Bim Bom: a contradição sem conflitos de João Gilberto. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GARCIA, Walter. Melancolias, mercadorias: Dorival Caymmi, Chico Buarque, o pregão de rua e a canção popular-comercial no Brasil. Cotia (SP): Ateliê Editorial, 2013.
GILBERTO, João; GETZ, Stan. (1963). Getz/Gilberto. Verve/ PolyGram, 810048-2, 1989. 1 CD.
HAMBURGER, Esther. Diluindo fronteiras: a televisão e as novelas no cotidiano. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. 3ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 439-487.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. O homem cordial. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26. ed., 11. reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 139-151.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
KEHL, Maria Rita. O espetáculo como meio de subjetivação. In: BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias: ensaios sobre televisão. São Paulo: Boitempo, 2004, p. 43-62.
KEHL, Maria Rita. (1979). Um só povo, uma só cabeça, uma só nação. In: NOVAES, Adauto (Org.). Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano/Senac Rio Editora, 2005a, p. 405-424.
KEHL, Maria Rita. (1979). Novelas, novelinhas e novelões: mil e uma noites para as multidões. In: NOVAES, Adauto (Org.). Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano/Senac Rio Editora, 2005b, p. 425-443.
LEITE, Carlos Augusto Bonifácio; MANICA, Pedro Baumbach; PRUSCH, Vinícius de Oliveira. A nação tutelada em As Vitrines, de Chico Buarque. Criação & Crítica, n. 31, 2021, p. 197-211. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i31p197-211.
LOBO, Edu; MARIA BETHÂNIA. (1966). Edu e Bethânia. Universal Music, 73145120532, 2003. 1 CD.
MARIA, Cleusa. Chico Buarque, Ariola e Polygram. “Não troquei um bandido por um mocinho”. Jornal do Brasil, 20 nov. 1981, p. 1.
MATOS, Cláudia Neiva de. Gêneros na canção popular: os casos do samba e do samba-canção. ArtCultura, v. 15, n. 27, 2013, p. 121-132. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29339. Acesso em: 10 abr. 2023.
MELLO, João Manuel Cardoso de; NOVAIS, Fernando A. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. 3. reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 559-658.
MELLO, Zuza Homem de. Copacabana: a trajetória do samba-canção (1929-1958). 2. ed. São Paulo: Editora 34/Edições Sesc São Paulo, 2018.
MEMÓRIA GLOBO. Novelas. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/. Acesso em: 25 fev. 2024.
MENESES, Adélia Bezerra de. Do Eros politizado à Polis erotizada. In: MENESES, Adélia Bezerra de. Figuras do feminino na canção de Chico Buarque. Cotia (SP): Ateliê Editorial; São Paulo: Boitempo, 2000, p. 119-142.
NAPOLITANO, Marcos. “Seguindo a canção”: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Annablume/Fapesp, 2001.
ORTIZ, Renato. Revisitando o tempo dos militares. In: REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (Org.). A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. 1. reimpressão. Rio de Janeiro: Zahar, 2014, p. 112-127.
PAULINHO DA VIOLA. (1973). Nervos de aço. EMI, 852506 2, 1996. 1 CD.
POE, Edgar Allan. (1840). O homem das multidões. In: POE, Edgar Allan. Ficção completa, poesia & ensaios: em um volume. Trad. Oscar Mendes; Milton Amado. 4. reimpressão. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2001, p. 392-400.
REIS FILHO, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil: do golpe de 1964 à Constituição de 1988. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
ROCHA, Daniella Arreguy Marques da. Lirismo dramático, vozes e máscaras nas canções de Chico Buarque de Holanda. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal de Minas Gerais, 2006.
ROSENFELD, Anatol. A teoria dos gêneros. In: ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000, p. 13-36.
SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. 11. reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Edusp, 1996.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1991.
SECCHIN, Antonio Carlos. “As vitrines”: a poesia no chão. In: FERNANDES, Rinaldo de (Org.). Chico Buarque do Brasil. Rio de Janeiro: Garamond/Fundação Biblioteca Nacional, 2004, p. 179-183.
SEGUNDO SAMUEL. In: A Bíblia de Jerusalém. Trad. Jorge Cesar Mota. 9. ed., 4. reimpressão. São Paulo: Edições Paulinas, 1989, p. 466-505.
SIMONE. Pedaços. EMI, 31C 064 422848D, 1979. 1 LP.
TATIT, Luiz; LOPES, Ivã Carlos. “As vitrines” – carência e prazer. In: TATIT, Luiz; LOPES, Ivã Carlos. Elos de melodia e letra: análise semiótica de seis canções. Cotia (SP): Ateliê Editorial, 2008, p. 99-127.
TELLES, Sylvia. (1957, 1958, 1959). O talento de Silvia Telles. EMI, 790948 2, 1995. 1 CD.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena história da música popular: da modinha à lambada. 6. ed., revista e aumentada. São Paulo: Art Editora, 1991.
TUERO, Emilio. Besame mucho. Composição: Consuelo Velásquez. RCA Victor Mexicana, 1963. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qouDOyRURhI. Acesso em: 29 fev. 2024.
VELOSO, Caetano. (1978). Muito (dentro da estrela azulada). Philips/PolyGram, 836 012-2, 1988. 1 CD.
WERNECK, Humberto. Gol de letras. In: BUARQUE, Chico. Chico Buarque, letra e música, v. 1. 2. ed. 4. reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 9-33; 61-83; 119-139; 249-263.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.