Paris 1923: trânsitos de sociabilidade em cabarets antropofágicos
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316901X.n90.2025.e10744Palavras-chave:
Modernismo brasileiro, Paris 1923, Crítica culturalResumo
Analisamos o livro 1923: os modernistas brasileiros em Paris, destacando sua contribuição para compreender as dinâmicas culturais dos artistas brasileiros que se instalaram na Paris dos anos 1920. Além de investigar as trocas transnacionais de figuras como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Rego Monteiro, Sérgio Milliet e Heitor Villa-Lobos, que negociaram seu lugar no modernismo internacional e divulgaram os colegas brasileiros, a obra revela trânsitos culturais entre artistas brasileiros e franceses, passando por temas como a (in)submissão a expectativas europeias de “exotismo” e o potencial do incipiente modernismo brasileiro em também afetar artistas franceses.
Downloads
Referências
ANDRADE, Gênese (Org.). Modernismos 1922-2022. Consultor: Jorge Schwartz. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
ANDRADE, Gênese (Org.). Correspondência: Mário de Andrade & Oswald de Andrade. São Paulo: Edusp; IEB, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.