Entre a escola e o talento: gênese das disposições discentes da Emesp

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316901X.n92.2025.e10763

Palavras-chave:

Ideologia do dom, Educação musical, Emesp Tom Jobim

Resumo

O artigo investiga a gênese das disposições musicais/profissionais dos estudantes do 4º ciclo da Escola de Música do Estado de São Paulo – Emesp Tom Jobim, durante os anos de 2020 e 2021, e relaciona as trajetórias dos alunos às preferências estéticas e percursos profissionais no campo musical. O estudo analisa tanto o papel da escola no cenário da educação musical em São Paulo quanto o perfil social dos alunos.  Os resultados mostram que, a despeito da postura democratizante da escola, a “ideologia do dom” – central no campo artístico-musical – é reproduzida pela instituição e incorporada pelos estudantes analisados, independentemente de sua origem social. Constatou-se, também, que a posição social dos alunos está associada às aspirações profissionais dominantes e dominadas.

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Biografia do Autor

  • Victor Alves de Abreu, Universidade Federal de São Paulo

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

  • Marcia Cristina Consolim, Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora titular da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/Unifesp).

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Publicado

2025-12-16

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Abreu, V. A. de, & Consolim, M. C. (2025). Entre a escola e o talento: gênese das disposições discentes da Emesp. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 1(92), e10763. https://doi.org/10.11606/2316901X.n92.2025.e10763