Anacronia e contemporaneidade num Bandeira medieval

Autores

  • Michel Sleiman Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i38p121-139

Palavras-chave:

imitação, anacronismo, contemporaneidade, modernidade, medievalidade.

Resumo

Neste estudo analítico, levantam-se os elementos galego-portugueses presentes no "Cantar de amor", poema escrito por Manuel Bandeira na intenção de imitar cem por cento a lírica trecentista. Instigados, porém, pela declaração do poeta, no Itinerário de Pasárgada, de que sua tentativa resultara vã no que diz respeito aos modos de sentir e pensar medievais, demonstramos as diversas passagens do "Cantar de Amor" em que o sujeito amador incorre no anacronismo, procurando saber enfim a verdadeira identidade do sujeito desse poema, se moderno ou medieval.

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Biografia do Autor

  • Michel Sleiman, Universidade de São Paulo / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Pós-graduando em Literaturas Espanhola e Hispano-Americana na FFLCH/USP.

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Publicado

1995-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sleiman, M. (1995). Anacronia e contemporaneidade num Bandeira medieval. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 38, 121-139. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i38p121-139