Literature and philosophy in Raul Pompeia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i80p104-127Keywords:
Canções sem metro, Pompeiaphilosophy, Philosophy, Literature, Raul PompeiaAbstract
By employing the techniques of chiaroscuro and internal circularity, Raul Pompeia managed, at the cost of critical incomprehension, to literarily address his philosophical reflections. These, in turn, are more reformist than revolutionary; more detained in man himself, despite considering him as essentially bad, than in metaphysical contributions. Using original sources, I try to point out that the critics routinely made a big mistake when highlighting a more pessimistic and gloomy aspect of Raul Pompeia than the analysis of his works allows us to believe.
Downloads
References
ABREU, João Capistrano H. Tipos e tipões. Gazetinha, 29 mar. 1882.
ANDRÉA, João. 12 de abril. In: POMPEIA, Raul. Canções sem metro. Rio de Janeiro: Typ. Aldina, 1900.
ARARIPE JÚNIOR, Tristão de A. O Ateneu e o romance psicológico. Novidades, 11 dez. 1888.
ARARIPE JÚNIOR, Tristão de A. O Ateneu e o romance psicológico. Novidades, 12 dez. 1888.
ARARIPE JÚNIOR, Tristão de A. O Ateneu e o romance psicológico. Novidades, 15 dez. 1888.
ARARIPE JÚNIOR, Tristão de A. O Ateneu e o romance psicológico. Novidades, 18 dez. 1888.
ARARIPE JÚNIOR, Tristão de A. O Ateneu e o romance psicológico. Novidades, 20 dez. 1888.
ARARIPE JÚNIOR, Tristão de A. O Ateneu e o romance psicológico. Novidades, 31 dez. 1888.
ARARIPE JÚNIOR, Tristão de A. Retrospectivo literário de 1893. A Semana, v. 5, n. 38, p. 298-299, 21 abr. 1894.
ARARIPE JÚNIOR, Tristão de A. Retrospectivo literário de 1893. A Semana, v. 5, n. 43, p. 338-339, 26 mai. 1894.
ARAÚJO, Gilberto. Introdução. In: POMPEIA, Raul. Canções sem metro. Organização, introdução e notas de Gilberto Araújo. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2013.
ASSIS, Joaquim Machado. A semana. Gazeta de Notícias, 5 ago. 1894.
BACHELARD, Gaston. A chama de uma vela. Tradução de Glória C. Lins. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1989.
BRAGA-PINTO, César. Journalists, capoeiras, and the duel in nineteenth-century Rio de Janeiro. Hispanic American Historical Review, v. 99, n. 4, p. 581-614, nov./dec. 2014a.
BRAGA-PINTO, César. The Honor of the abolitionist and the shamefulness of slavery. Luso-Brazilian Review, v. 51, n. 2, p. 170-199, jul./dec. 2014b.
EDITORIAL. Gazeta da Tarde, Rio de Janeiro, 26 dez. 1895.
ELOY, O Herói (Arthur Azevedo). Croniqueta. A Estação, 15 jan. 1896.
DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura: uma entrevista com Jacques Derrida. Tradução de Marileide D. Esqueda. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
FRANCO, Pedreira. Raul Pompeia e Olavo Bilac. Revista Treze de Maio, Rio de Janeiro, p. 21-25, 13 nov. 1888.
GAGNEBIN, Janne M. Filosofia e literatura. Limiar, v. 3, n. 5, p. 4-14, jan./jun. 2016.
GAMA, Domício (Pseudônimo de Domício A. Forneiro). Discurso proferido na Academia Brasileira de Letras acerca de Raul Pompeia. A República, 25 jul. 1900.
GAMA, Domício. Discurso proferido na Academia Brasileira de Letras acerca de Raul Pompeia. A República, 26 jul. 1900.
GAMA, Domício. Discurso proferido na Academia Brasileira de Letras acerca de Raul Pompeia. A República, 29 jul. 1900.
HIGINO, Nuno. Entre filosofia e literatura: responsabilidade infinita. Revista Humanística e Teologia, v. 32, n. 2, p. 67-81, jul./dez. 2011.
KEMPINSKA, Olga. “A alegria é una”: o poema em prosa e a poética da ironia. Caligrama, v. 24, n. 3, p. 125-138, set./dez. 2019.
MAGALHÃES, Antonio. Partilhas do saber: diálogos entre filosofia e literatura. Revista Páginas de Filosofia, v. 1, n. 2, p. 47-59, jul./dez. 2009.
MISKOLCI, Richard; BALIEIRO, Fernando F. O drama público de Raul Pompeia: Sexualidade e política no Brasil finissecular. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 26, n. 75, p. 73-88, jan./abr. 2011.
NUNES, Benedito. Poesia e filosofia: uma transa. A Palo Seco, v. 3, n. 3, p. 8-17, 2011.
OCTÁVIO, Rodrigo. Raul Pompeia (Saudades e Evocações). Revista Brasileira, tomo V, p. 103-112, 1896.
PAIXÃO, Fernando. Poema em prosa: poética da pequena reflexão. Estudos Avançados, v. 26, n. 76, p. 273-286, set./dez. 2012.
POMPEIA, Raul. A vida na Corte. Diário de Minas, 28 abr. 1889.
POMPEIA, Raul. A vida na Corte. Diário de Minas, 8 jun. de 1889.
POMPEIA, Raul . Canções sem metro. Rio de Janeiro: Typ. Aldina, 1900.
POMPEIA, Raul. Canções sem metro. Organização, introdução e notas de Gilberto Araújo. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2013.
POMPEIA, Raul. Cartas ao Futuro. Gazeta da Tarde, 27 dez. 1897.
POMPEIA, Raul . Frutos verdes. A semana. 16 fev. 1895.
POMPEIA, Raul . O Ateneu: crônica de saudades. Rio de Janeiro: Tip. Gazeta de Notícias, 1888.
POMPEIA, Raul. Pandora: Crítica. Gazeta de Notícias, 21 jul. 1888.
POMPEIA, Raul. Pandora: Os “paradoxos” de Max Nordau. Gazeta de Notícias, 06 ago. 1888.
PONTES, Eloy. Raul Pompeia, sua vida, seu tempo, sua obra. Revista Brasileira, n. 5, p. 185-194, dez. 1934.
SILVA, Ana Carolina F. Entre a pena e a espada. Literatura e política no governo de Floriano Peixoto: uma análise do jornal O Combate (1892). Cadernos AEL, Campinas/SP, v. 9, n. 16-17, p. 137-178, jan./dez. 2002.
SILVA, Gustavo R. F. Viver é vibrar: estética e cosmologia de Raul Pompeia em Canções sem metro. Revista Garrafa, v. 18, n. 52, p. 6-30, abr./jun. 2020.
SILVA, Marciano L. Por uma revisão crítica da obra de Raul Pompeia. Acta Scientiarum, v. 23, p. 109-120, jan./dez. 2001.
SILVA, Marciano L . A recepção crítica das Canções sem metro, de Raul Pompeia. Acta Scientiarum, v. 24, n. 1, p. 13-18, jan./dez. 2002.
SILVA, Marciano L. Decadência das civilizações e memória dos ideais: a filosofia da história na obra de Raul Pompeia. Acta Scientiarum, v. 25, n. 2, p. 201-210, jul./dez. 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.