O modernismo na perspectiva de Gilda de Mello e Souza
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i82p116-132Palabras clave:
Modernismo, pintura, Gilda de Mello e SouzaResumen
A contribuição de Gilda de Mello e Souza ao debate sobre o modernismo é discutida a partir de três eixos: 1 – a análise do artigo sobre os precursores, que introduziram elementos esparsos de modernidade na pintura nacional; 2 – a análise do ensaio dedicado à tensão entre vanguarda e nacionalismo no primeiro momento do modernismo pictórico; 3 – a revisão de algumas de suas formulações a par tir de pesquisas atuais.
Descargas
Referencias
AMARAL, Aracy. Artes plásticas na Semana de 22. São Paulo: Perspectiva, 1970.
ANTECEDENTS. In: Semana de 22: antecedents and consequences. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 1972a.
ANTECEDENTES. In: Semana de 22: antecedentes e consequências. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 1972b.
ARAÚJO, Raquel Aguilar de. Desmistificando Almeida Júnior: a modernidade do caipira. 19&20, Rio de Janeiro, v. IX, n. 1, jan-jun. 2014. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artistas/artistas_aj_raa.htm. Acesso em: 16 ago. 2021.
BARDI, P. M. Os precursores – até 1917. In: Os precursores. São Paulo: Museu Lasar Segall, 1974.
BARROS, Regina Teixeira de. Anita Malfatti, 100 anos depois. Moderno MAM, São Paulo, ano 9, n. 6, fev/mar/abr. 2017.
BATISTA, Marta Rossetti. Anita Malfatti no tempo e no espaço. São Paulo: IBM Brasil, 1985.
CATTANI, Icleia Borsa. O desejo de modernidade e as representações da cidade na pintura de Tarsila do Amaral. In: BULHÕES, Maria Amélia; KERN, Maria Lúcia Bastos (org.). A Semana de 22 e a emergência da modernidade no Brasil. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.
CHIARELLI, Tadeu. Um jeca nos vernissages: Monteiro Lobato e o desejo de uma arte nacional no Brasil. São Paulo: Edusp, 1995.
DOCTORS, Márcio. Desvio para o moderno. In: CAVALCANTI, Lauro (org.). Quando o Brasil era moderno: artes plásticas no Rio de Janeiro 1905-1960. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001, p. 30-59.
FABRIS, Annateresa. Di Cavalcanti e Portinari: duas visões da arte social. Lumen et Virtus, v. X, n. 24, mar. 2019. Disponível em: http://www.jackbran.com.br/lumen_et_virtus/numero_24.
FABRIS, Annateresa . O futurismo paulista: hipóteses para o estudo da chegada da vanguarda ao Brasil. São Paulo: Perspectiva/Edusp, 1994.
FABRIS, Annateresa . O modernismo nas artes plásticas: algumas releituras. In: FERREIRA, Antonio Celso;
LUCA, Tania Regina de; IOKOI, Zilda Grícoli (Org.). Encontros com a história: percursos históricos e
historiográficos de São Paulo. São Paulo: Editora Unesp, 1999.
FABRIS, Annateresa . Moderno, mas não brasileiro. In: FABRIS, Annateresa (Org.). Crítica e modernidade. São Paulo: ABCA/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
HELIOS. Uma palestra de arte. Correio Paulistano, São Paulo, 29 nov. 1920.
HERKENHOFF, Paulo. Arte brasileira na coleção Fadel: da inquietação do moderno à autonomia da linguagem. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estúdio, 2002.
LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
M. DE A. Anita Malfatti. Diário Nacional, São Paulo, 29 set. 1928.
MENOTTI. Annita Malfatti. Correio Paulistano, São Paulo, 20 fev. 1929.
PEDROSA, Mário. Acadêmicos e modernos. São Paulo: Edusp, 1998.
PITTA, Fernanda Mendonça. “Um povo pacato e bucólico”: costume, história e imaginário na pintura de Almeida Júnior. 2013. 383 f. Tese (Doutorado). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
POGGIOLI, Renato. The theory of the avant-garde. Cambridge-London: Harvard University Press, 1968.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Mulheres modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira. 2018. 384 f. Tese (Livre-Docência). Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo.
SOUZA, Gilda de Mello e. Exercícios de leitura. São Paulo: Duas Cidades, 1980.
SOUZA, Gilda de Mello e. Prefácio. In: BECCARI, Vera d’Horta. Lasar Segall e o modernismo paulista. São Paulo: Brasiliense, 1984.
SOUZA, Gilda de Mello e. Vanguarda e nacionalismo. In: O modernismo de 1917 a 1930. São Paulo: Museu Lasar Segall, 1975.
VIRAVA, Thiago Gil de Oliveira. Um boxeur na arena: Oswald de Andrade e as artes visuais no Brasil (1915-1945).
639 f. Tese (Doutorado). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista do Instituto de Estudos Brasileiros
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC.