Nara Leão: entre a bossa nova e a canção engajada

Auteurs

  • Ismael de Oliveira Gerolamo Universidade Estadual de Campinas

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.vo166p172-198

Mots-clés :

Nara Leão, bossa nova, arte engajada, música popular brasileira.

Résumé

Nara Leão foi uma das principais intérpretes da canção brasileira. Sua singular trajetória artística teve início nos anos 1960, período de grande efervescência cultural e política, quando atuou como intérprete de diferentes repertórios de canção popular - da bossa nova à tropicália - e em espetáculos cênico-musicais. Partindo do pressuposto de que sua produção é uma das chaves para a compreensão dos debates e transformações da canção popular no período, discutiremos aqui os primeiros anos de sua carreira e o seu primeiro disco. Buscaremos verificar o modo pelo qual tais debates em torno da música popular, em grande medida conectados a discussões culturais e políticas mais amplas, se expressam no trabalho da cantora.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2017-04-01

Numéro

Rubrique

RIEB010

Comment citer

Gerolamo, I. de O. (2017). Nara Leão: entre a bossa nova e a canção engajada. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 66, 172-198. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.vo166p172-198