Nara Leão: entre a bossa nova e a canção engajada
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.vo166p172-198Mots-clés :
Nara Leão, bossa nova, arte engajada, música popular brasileira.Résumé
Nara Leão foi uma das principais intérpretes da canção brasileira. Sua singular trajetória artística teve início nos anos 1960, período de grande efervescência cultural e política, quando atuou como intérprete de diferentes repertórios de canção popular - da bossa nova à tropicália - e em espetáculos cênico-musicais. Partindo do pressuposto de que sua produção é uma das chaves para a compreensão dos debates e transformações da canção popular no período, discutiremos aqui os primeiros anos de sua carreira e o seu primeiro disco. Buscaremos verificar o modo pelo qual tais debates em torno da música popular, em grande medida conectados a discussões culturais e políticas mais amplas, se expressam no trabalho da cantora.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
##plugins.themes.default.displayStats.noStats##
Téléchargements
Publiée
2017-04-01
Numéro
Rubrique
RIEB010
Licence
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
Comment citer
Gerolamo, I. de O. (2017). Nara Leão: entre a bossa nova e a canção engajada. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 66, 172-198. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.vo166p172-198