Erasmo Xavier e as novas leituras sobre os modernismos
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v1i86p201-206Mots-clés :
Modernismo brasileiro, Revistas ilustradas, Erasmo XavierRésumé
O livro apresenta a trajetória e a obra do caricaturista, ilustrador e cenógrafo Erasmo Xavier por meio de documentos de arquivo pessoal, depoimentos e artigos de jornais e revistas. É uma edição revista e ampliada da primeira versão publicada em 1989. Dos vários fragmentos apresentados, emergem narrativas multifacetadas potentes e contraditórias sobre o artista e a obra que contribuem para as recentes revisões do modernismo brasileiro.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Morais; AMADO, Janaina. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1998, p. 183-191.
FIGUEIREDO, Aldrin et al. Lampejos. Raio que o parta: ficções do moderno no Brasil. Curadoria: Aldrin Moura, Clarissa Diniz, Divino Sobral, Marcelo Campos, Paula Ramos e Raphael Fonseca. Catálogo de exposição realizada no Sesc 24 de Maio, São Paulo, 16 fev.-7 ago. 2022. São Paulo: Sesc 24 de Maio, 2022, p. 5-10.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.