A história do Brasil contada por meio do seu próprio nome
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.89.2024.232300Mots-clés :
Ortografia, Identidade nacional, História social da língua portuguesa.Résumé
O livro A renomeação do Brazil: a construção de uma identidade nacional pela ortografia, por meio de um retorno ao período da Proclamação da República, apresenta questões sobre a grafia do nome “Brasil” ~ “Brazil”. Mais do que mera questão ortográfica, as reflexões sobre essa temática refletiam, naquela época, a busca por uma nova identidade nacional e pela inserção do país no mundo moderno. Para além de trabalhos da área da história, a fundamentação teórica do livro é marcada por trabalhos importantes da história das ideias linguísticas e da história social do português do Brasil.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
CUNHA, Manuela Carneiro da. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo: Claro Enigma, 2012.
DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. Toponímia e antroponímia no Brasil: coletânea de estudos. 2. ed. São Paulo: FFLCH/USP, 1990.
PROF. MANGA. Thiago (Manga) Godoy. Questão de linguagem (professor de português). Instagram: @qlinguagem. Disponível em: https://www.instagram.com/qlinguagem. Acesso em: mar. 2024.
SAPIR, Edward. (1949). Cultura, linguagem e personalidade. São Paulo: Perspectiva, 2017.
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. Paris, 17 de outubro de 2003. (Tradução feita pelo Ministério das Relações Exteriores, Brasília, 2006). Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001325/132540por.pdf. Acesso em: mar. 2024.
WHORF, Benjamin Lee. Language, thought, and reality. Selected writings of Benjamin Lee Whorf. Ed.: John B. Carroll. Cambridge, MA: The MIT Press, 1956.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.