Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i57p51-81Mots-clés :
Fotografia, viagem, modernismo.Résumé
Mário de Andrade foi, além do escritor abrangente e vívido que conhecemos, um pioneiro da fotografia modernista brasileira. Essa faceta de sua produção estética, embora menos conhecida, reveste-se de grande importância conforme avançam, entre nós, os estudos sobre o desenvolvimento de uma visualidade fotográfica eminentemente modernista. A experiência fotográfica de Mário, tão densa e original quanto episódica (resume-se basicamente à década de 1920, adensando-se nos anos de 1927 – 1929, época de suas viagens ao Norte e Nordeste do Brasil), sofreu forte influência das principais vertentes da produção modernista europeia, que ele acompanhava principalmente por meio de revistas europeias de arte, como L’esprit nouveau e Der Querschnitt, as quais assinava. Analisamos aqui alguns expedientes de linguagem que caracterizam suas fotos, abrigadas no acervo do IEB-USP.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
2013-12-31
Numéro
Rubrique
Dossiê Mario de Andrade
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Comment citer
Canjani, D. (2013). Mário de Andrade fotógrafo-viajante e a linguagem modernista. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 57, 51-81. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i57p51-81