A Era Lula/Tamborzão política e sonoridade
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p157-207Mots-clés :
Funk carioca, baile funk, volt mix, tamborzão, beatbox.Résumé
Uma série de episódios que mostram o comprometimento do primeiro presidente petista com a militarização da segurança pública serve de pano de fundo para um estudo da origem, do desenvolvimento e da morfologia de três bases rítmicas características de três décadas sucessivas do Funk Carioca: o Volt Mix (anos 1990), o Tamborzão (primeira década dos anos 2000) e o Beatbox (anos 2010). Entrevistas, transcrições e espectrogramas indicam sincronismos entre transformações da sonoridade e eventos políticos. À medida que se cerceiam os bailes, a base desocupa sucessivamente o agudo (primeira década dos anos 2000) e o grave (anos 2010) para encolherse no centro. O início e o fim do segundo mandato, marcados pela Chacina do Pan (2007) e pela invasão dos Complexos da Penha e do Alemão (2010), delimitam uma era de ouro do Proibidão.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
2014-06-26
Numéro
Rubrique
Dossiê O Brasil no período Lula
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Comment citer
Caceres, G., Ferrari, L., & Palombini, C. (2014). A Era Lula/Tamborzão política e sonoridade. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 58, 157-207. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i58p157-207