Homogeneidade de índices de refração aplicada ao clareamento de esfregaços de fezes

Autores

  • Cláudio S. Ferreira Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Hospital das Clínicas; Laboratório de Investigação Médica-Parasitologia (LIM-46)

Palavras-chave:

Turbidity of fecal suspensions, Thick fecal smears, Refractive index matching

Resumo

Os esfregaços espessos de fezes humanas podem tornar-se adequados para a identificação de ovos e larvas de helmintos por meio da busca de homogeneidade de índices de refração. Embora seja possível obter esse efeito por meio de simples espalhamento de um fragmento de fezes sobre uma lâmina de microscopia, uma solução de glicerol tem sido usada rotineiramente para este fim. Visando à praticabilidade, elaborou-se uma técnica quantitativa em que é usada uma solução de sacarose (Índice de refração = 1,49) para reduzir o efeito da difusão da luz produzido por material particulado. O volume da amostra fecal a examinar em uma lâmina corresponde ao da cavidade cilíndrica da placa medidora (38,5 mm²). Avaliações de sensibilidade e contagens de ovos tornam-se, portanto, de fácil execução.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Downloads

Publicado

2005-12-01

Edição

Seção

Comunicação Breve

Como Citar

Ferreira, C. S. (2005). Homogeneidade de índices de refração aplicada ao clareamento de esfregaços de fezes . Revista Do Instituto De Medicina Tropical De São Paulo, 47(6), 347-350. https://revistas.usp.br/rimtsp/article/view/30953