Atividade de tri-n-butyl tin maleate em carpetes contra Staphylococcus aureus e Aspergillus niger, verificada através de duas metodologias: Zona de Inibição (ZI) e Superfície de Inibição (Impressão)

Autores

  • Satiko Uehara Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Biomédicas; Laboratório de Micologia
  • Marcia Regina Franzolin Instituto Butantan; Laboratório de Bacteriologia
  • Flávio César Viani Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Biomédicas; Laboratório de Micologia
  • Soledad Chiesa Universidade Bandeirantes
  • Aricelma Pinheiro França Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Biomédicas; Laboratório de Micologia
  • Claudete Rodrigues Paula Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Biomédicas; Laboratório de Micologia

Palavras-chave:

Antifungal, Antibacterial, Carpets

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar a atividade do composto maleato de estanho tri-n-butílico contra Staphylococcus aureus e Aspergillus niger, após sua aplicação industrial em 40 amostras de carpetes de diferentes materiais (polipropileno, poliéster, poliamida e lã). Os ensaios qualitativos foram realizados através de duas metodologias: Zona de Inibição (ZI) e Superfície de Inibição (Impressão). Os carpetes tratados com o produto apresentaram 100% de inibição de crescimento bacteriano (Staphylococcus aureus) e fúngico (Aspergillus niger), sob as condições desse estudo. A inibição de crescimento microbiano foi mais elevada na porção superior dos carpetes. As metodologias empregadas parecem ser adequadas para testar a atividade bactericida e fungicida do maleato de estanho tri-n-butílico. A metodologia de impressão confirmou os resultados obtidos no ensaio de zona de inibição. Estudos futuros utilizando as mesmas metodologias são necessários para confirmação destes dados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Downloads

Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Comunicação Breve

Como Citar

Uehara, S., Franzolin, M. R., Viani, F. C., Chiesa, S., França, A. P., & Paula, C. R. (2008). Atividade de tri-n-butyl tin maleate em carpetes contra Staphylococcus aureus e Aspergillus niger, verificada através de duas metodologias: Zona de Inibição (ZI) e Superfície de Inibição (Impressão) . Revista Do Instituto De Medicina Tropical De São Paulo, 50(3), 191-194. https://revistas.usp.br/rimtsp/article/view/31180